Outubro 18, 2024

Oitocentos e 56 projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM)encontram-se já concluídos, com vista a melhorar a vida nos municípios do país, informou hoje, segunda-feira, o Coordenador do grupo técnico, Marcy Lopes.

Marcy Lopes, que falava à imprensa no final da reunião da Comissão Interministerial para
Implementação do PIIM, explicou que dos dois mil 391 projectos da carteira global de projectos, dois mil 220 já têm cotas atribuídas e pagas, no valor de 542 mil milhões de Kwanzas.

Segundo o ministro, o valor regista uma variação mensal, comparativamente ao mês de Agosto, com um acréscimo de 22 mil milhões de Kwanzas.

O PIIM, entre várias infra-estruturas, comporta a construção e reabilitação de estradas, escolas, hospitais e redes de distruição de água e de enérgia eléctrica.

A previsão do Executivo é concluir, até o final do corrente ano, 90 por cento das obras  do PIIM.

Marcy Lopes adiantou que  o projecto permitiu a criação de 30 mil e 11 trabalhos temporários, prevendo o aumento, até  a sua conclusão, para 46 mil 156 postos.

Lançado em Junho de 2019, numa iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, o PIIM tem como objectivo materializar acções de Investimento Público(PIP), de Despesas de Apoio ao Desenvolvimento e de Actividades Básicas.

O projecto conta com uma carteira global de dois mil 391 projectos, sendo mil 894 do Programa de Investimento Público (PIP) e 447 da categoria das Despesas de Apoio ao Desenvolvimento (DAD).

Este Plano visa aumentar a autonomia dos 164 municípios do país no âmbito da política de desconcentração e descentralização das competências administrativas e, desde modo, aumentar a qualidade de vida da população em todo o território nacional.

O seu valor é de dois mil milhões de dólares, provenientes do Fundo Soberano. Este plano congrega necessidades e iniciativas dos municípios ajustadas às prioridades locais e aos anseios da população.

Fonte: Angop

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *