O músico do município da Cahama, Babick Mbambi venceu a 27ª edição da fase Provincial do Festival de Música Popular Angolana (Variante 2022), realizado hoje, segunda-feira, na cidade de Ondjiva, província do Cunene.
O jovem ao interpretar em língua nacional a música “Hoyamutana”, superou os oito adversários, com direito a representar o Cunene, este mês, na província do Bengo. a fase nacional do “Variante”.
No segundo lugar do concurso ficou o grupo Okayana do município da Cahama e na terceira posição Miss Olívia, de Namacunde.
O vencedor levou como prémio 100 mil kwanzas e direito a gravação de duas músicas, na banda Marimba Recor, em Ondjiva, o segundo 60 mil e o terceiro 40 mil.
Em declarações à ANGOP, Babick Mbambi sublinhou que vai continuar a trabalhar no para representar da melhor forma e com dignidade a província no festival nacional.
Já o director em exercício do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Cunene, Adérito Armando, disse que o festival passa mensagens que visam promover e preservar a identidade cultural e unidade nacional.
Adérito Armando lembrou que o evento é uma oportunidade para os artistas locais afirmarem-se na música, contribuindo para a divulgação dos valores culturais e o desenvolvimento das indústrias culturais.
O Festival Provincial de Música Popular “Variante” contou com a participação de nove concorrentes dos municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja, Cuvelai e Cahama.
Em 2020 e 2021, o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Cunene, não promoveu o concurso do Festival de Música Popular Angolana, por motivo da pandemia da Covid-19.