Site icon

Ministros avaliam a segurança na Comunidade dos Estados da África Central

Uma delegação do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria participa, amanhã, em Kinshasa, na reunião do Conselho de Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

A comitiva angolana, que no domingo integrou a reunião de ministros do Conselho de Paz e Segurança da África Central (COPAX), de preparação para o Conselho de Ministros da CEEAC, é chefiada pelo general José Maria Lima, secretário de Estado para a Defesa Nacional.

A reunião será presidida por Didier Mazenga Muianzu, ministro da Integração Regional e Francofonia da República Democrática do Congo (RDC) e presidente em exercício do Conselho de Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

As intervenções do Comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Mangaral Banté, em representação do presidente da Comissão da CEEAC, e do vice-Primeiro-Ministro do Interior, Segurança, Descentralização e Assuntos Costumeiros da RDC, Daniel Aselo Okito Wa Koy, marcou a cerimónia de abertura da jornada de trabalho.

Durante a reunião, foram adoptadas recomendações dos chefes do Estado-Maior General, comandantes da Polícia, altos responsáveis dos departamentos ministeriais dos Negócios Estrangeiros, Integração Regional e Relações Exteriores, sobre o projecto de protocolo relativo à Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul Sustentável da CEEAC, bem como ascensão do Centro Regional de Segurança Multinacional da África Central (CRESMAC).

Integram, ainda, a delegação angolana na RDC, o secretário de Estado para o Interior, José Paulino Cunha da Silva, director nacional do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação do Ministério do Interior, José Dembi, director nacional adjunto para Relações Internacionais da Direcção Nacional de Política de Defesa, brigadeiro José Catumbela, bem como a conselheira Elsa Bravo da Rosa, ponto focal junto da CEEAC, da Direcção África e Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores.

JA

Exit mobile version