Washington – Os candidatos republicanos às eleições presidenciais de 2024, nos Estados Unidos, terão um primeiro debate em Agosto de 2023, organizado no estado de Wisconsin, segundo uma fonte próxima da organização.
A notícia é avançada hoje pela agência de notícias francesa AFP.
Quatro republicanos já estão na disputa das eleições, entre os quais o ex-presidente Donald Trump e a sua ex-embaixadora na ONU, Nikki Haley.
Muitos conservadores também estão a planear concorrer nos próximos meses como o antigo vice-presidente de Donald Trump, Mike Pence, o seu ex-chefe de diplomacia, Mike Pompeo, os governadores da Virgínia e de New Hampshire.
A candidatura do governador da Flórida, Ron DeSantis, uma estrela em ascensão na extrema-direita, é uma das mais esperadas.
A escolha de Milwaukee, a maior cidade de Wisconsin, para organizar o primeiro debate não é ao acaso: esse estado da região dos Grandes Lagos é disputado seriamente entre republicanos e democratas em todas as eleições.
Nas últimas, em 2020, foi ganho por Joe Biden, com uma escassa margem.
O candidato escolhido pela ala republicana no final das primárias enfrentará, em Novembro de 2023, o indicado pelo Partido Democrata.
Ainda não há candidatura formalizada entre os democratas, mas o presidente Joe Biden repete sem parar que “pretende concorrer novamente”.
Angop