Luanda – Angola apurou-se neste sábado para o Campeonato do Mundo de basquetebol, este ano, na Ásia, após vitória sobre Cabo Verde, por 80-67, em jogo da segunda jornada da quinta e última janela de qualificação, prova que decorre no pavilhão do Kilamba.
Com esta vitória, o combinado nacional soma 16 pontos e mantém a segunda posição do grupo E, liderado pela Côte d’Ivoire, com 17, os dois conjuntos já qualificados para o evento mundial, apesar de faltar ainda por disputar a terceira ronda, no domingo.
Em partida inicialmente difícil, perante a uma equipa muito experimentada e que se vale da torre Edi Tavares, atleta do Real Madrid de Espanha, com 2.21cm, Angola teve de ser resiliente e no cômputo geral até pareceu uma qualificação fácil.
Coube ao extremo Milton Ventura protagonizar os primeiros quatro pontos, num período de bastante equilíbrio em que os campeões africanos venceram por 20-18.
No segundo período, Angola entrou mais galvanizada. O base Childo Dundão iniciou com um lançamento triplo o que viria a ser uma partida das mais bem conseguida da selecção nacional nessa campanha.
No momento seguinte, o confronto registou uma paralisação temporária de oito minutos, devido a falha de energia no pavilhão do Kilamba, quando o placar marcava 38-30 para Angola.
No retorno ao jogo, os angolanos mantiveram a vantagem até ao intervalo, por 43-36.
O terceiro quarto foi o confirmar da ascensão dos anfitriões aliado ao espetáculo, principalmente por parte dos extremos Kevin Koldia e Milton Valente, com sucessivos “Smash”.
A terceira etapa do confronto terminou em 64-52, enquanto a quarta e última com diferença de 13 pontos (80-67).
O base, Childo Dundão, da Selecção Nacional, com 23 pontos, foi o melhor marcador da partida, seguido pelo seu colega, António Monteiro, com 16. Ivan Almeida e Betinho Gomes foram os melhores cestinhas de Cabo Verde, com 14 pontos cada.
Domingo joga-se apenas para cumprimento de calendário. Tudo está definido, restando apenas a decisão de quem lidera o grupo entre Angola com 16 pontos ou Côte d’Ivoire, com 17, ambas já apuradas.
Angola joga com a Nigéria, Cabo Verde-Côte d’Ivoire e Uganda-Guiné.
As equipas marcaram da seguinte forma:
Angola – Gerson Domingos (10 pontos), José Maconda (05), Gerson Gonçalves (09), Childo Dundão (23), António Monteiro (16), Teotónio Dó (05), João Fernandes (00), Eduardo Francisco (02), Jerónimo Luís (00), Aldemiro João (00), Kevin Kokila (04) e Milton Valente (06)
Técnico: Pep Clarós
Cabo Verde – Patrick Lima (05), Jeffrey Xavier (03), Iven Almeida (14), Fidel Mendonça (00), Anderson Correia (05), Joel Almeida (09), Kenneti Mendes (00), Williams Tavares (05), Kevin Coronel (01), Keven Gomes (00), Betinho Gomes (14) e Walter Tavares (11)
Técnico: Emanuel Trovoada
Angop