Luanda – A Selecção Nacional de futebol joga esta segunda-feira no estádio 11 de Novembro, em Luanda, diante da congénere do Ghana, uma cartada decisiva para se manter na luta para a qualificação à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN’2024), na Côte d’Ivoire.
O desafio agendado para às 17 horas é pontuável para a quarta jornada do Grupo E.
Na terceira ronda disputada na passada quinta-feira, em Kumassi, reduto dos ghanenses, os Palancas Negras (designação oficial da selecção angolana) perderam por 0-1, com golo sofrido nos últimos segundos dos seis minutos concedidos pelo árbitro que viajou da República Democrática do Congo (RDC).
Com este desaire, a selecção nacional vai procurar, perante o seu público, lutar para garantir os três pontos, que conferem a manutenção dos objectivos traçados.
Contudo, o seleccionador nacional, o português Pedro Gonçalves, em conferência de imprensa do lançamento deste confronto, afirmou que pretende maior eficácia na concretização junto da baliza contrária, para se dar um importante salto nesta campanha.
Os dois conjuntos estão separados por três pontos (7/4), por isso Angola tem a obrigação de vencer o seu oponente para continuar a sonhar com a qualificação para a fase final.
A República Centro Africana (RCA), também está na luta para este objectivo, depois do triunfo sobre o Madagáscar, por 3-0, no terreno deste, por isso, os angolanos estão obrigados a ultrapassar o Ghana para continuarem na luta.
No final do torneio, saliente-se, qualificam-se duas selecções de cada grupo para o CAN, programado para o próximo ano na Côte d’ivoire.
Na classificação, o Ghana lidera o grupo E com sete pontos, mais três que a RCA e Angola, nos lugares imediatos, enquanto o Madagáscar é o último com um.
ANGOP