Site icon

Angola quer tornar-se numa referência para as comunicações em África

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social defendeu, quarta-feira, em Luanda a implantação de infra-estruturas mais robustas, simplificadas, ecológicas e inteligentes no domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Mário Oliveira destacou, no acto de lançamento do fórum “ANGOTIC-2023”, que o projecto vai ajudar a assegurar a transformação e passagem para a era digital de Angola, apesar dos desafios geopolíticos e económicos que o mundo enfrenta.

O governante garantiu que o fórum, a decorrer de 12 a 14 de Junho deste ano, vai reunir várias individualidades nacionais e estrangeiras, de sectores e extractos diferentes, com líderes do sector público e privado, da indústria, assim como provedores de serviços móveis emergentes e fixos.

Durante o ANGOTIC-2023, avançou, vai haver uma exposição, de carácter internacional, para as empresas e organizações poderem exibir os produtos inovadores que têm desenvolvido. As Tecnologias de Informação (TI), disse, permitem melhorar a qualidade dos produtos e serviços de telecomunicação.

“A ANGOTIC vai ser como um catalisador, para a elaboração e competição entre as empresas de tecnologias, nacionais e estrangeiras, capaz de criar uma infinidade de parcerias valiosas com redes importantes”, revelou.

O ministro revelou que o objectivo é ajudar a dar sustentabilidade indispensável à diversificação da economia, assim como transformar o país num espaço físico e virtual, capaz de garantir as comunicações de e para África, em especial na zona de comércio livre.

Aposta na criatividade

No acto de lançamento, Mário Oliveira pediu, como desafio, maior aposta na criatividade, de forma a poderem explorar melhor os avanços tecnológicos, bem como as potencialidades turísticas que a cidade de Luanda e arredores possuem. “Estou convicto que temos tudo para tornar o ANGOTIC num fórum obrigatório para qualquer empresa que opere ou esteja interessada em entrar no sector”, disse.

O governante concluiu que em Angola, e no resto do mundo, as novas tecnologias vão ajudar a tornar melhor a vida dos angolanos, em vários aspectos, especialmente nos domínios dos negócios e da construção de uma sociedade mais inclusiva.

Histórico

O ANGOTIC – Angola ICT Fórum vai ser um encontro, com exposição global das novas tecnologias de informação e comunicação, a ser realizado com o objectivo de ajudar a acelerar a transformação digital empresarial de Angola e África.

A criação do Mercado Único Digital e a promoção da comunidade tecnológica internacional estão entre os principais objectivos da iniciativa, que pretende atrair especialistas em tecnologia e líderes empresariais.

Considerado como o maior encontro sobre o digital em Angola, o fórum vai ser uma referência em África, em especial na realização de negócios e entre os provedores de serviços móveis emergentes.

A última edição do ANGOTIC teria acontecido nos dias 11, 12 e 13 de Junho de 2018, mas foi cancelada, devido à pandemia da Covid-19. A edição de 2020 era dedicada à obtenção de financiamentos para as “startups”, para que os líderes dessas estruturas tivessem a oportunidade de firmarem acordos de financiamento com instituições bancárias.

JA

Exit mobile version