Site icon

Petro e 1.º de Agosto protagonizam ponta final épica

Luanda – Crónicos candidatos à conquista do título, Petro de Luanda e 1.º de Agosto voltam a protagonizar uma disputa épica no final do Campeonato Nacional de futebol “Girabola2022-23”, a cinco jornadas para o seu epílogo.

Separados por dois escassos pontos, os “tricolores” na liderança com 56 e os “militares” em segundo com o 54, estes dois contendores somam no total 29 títulos no histórico da competição, iniciada em 1979, com 16 e 13 troféus, respectivamente.     

Na maratona de desafios, possuem adversários mais ou menos de igual grau de dificuldade e a saga inicia já domingo diante da Académica do Lobito (8º/31pts), para a 26ª jornada, no 22 de Junho (casa emprestada). Na primeira volta, no estádio do Buraco, a formação da capital venceu, por 2-0.

Em seguida, a equipa liderada por Alexandre Santos visita o Sagrada Esperança, na 27ª ronda, dia 29 de Abril.

Os “lundas” (46 pts), que se esmeram para ao menos assegurarem o terceiro lugar, de acesso às competições da CAF podem obrigar o visitante a perder pontos e consequentemente reduzir as possibilidades de o Petro reconquistar a prova.

O factor casa pode ser uma das alavancas para o Sagrada redimir-se dos três  últimos desaires (1-2,1-3 e 0-3) e constituir-se em empecilho como ocorreu na época de 2021, com duas vitórias (2-1 e 1-0), época em que se sagrou campeão.

O Petro de Luanda recepciona em cinco de Maio o Wiliete de Benguela na 28ª ronda, no estádio 22 de Junho. Na primeira volta, em Ombaka, o conjunto do “eixo-viário” foi vitorioso por 2-1.

Depois de ter vencido na primeira volta, por 2-1, o Petro, proibido até de empatar, sob risco de ser ultrapassado pelo rival, em caso de vitórias nos quatro jogos finais, defrontará o Interclube na 29ª jornada, no 22 de Junho, em 12 de Maio.

Se no fecho da prova, ou seja, na 30ª ronda, o Petro folga por força de calendário por desistência do Cuando Cubango FC, a equipa ainda tem um jogo em atraso por realizar com o Desportivo da Huíla, na Tundavala, para acerto à 20ª ronda, em 10 de Maio.

Sobre o 1.º de Agosto

Analisando as possibilidades de o 1.º de Agosto sagrar-se campeão, o jogo de sete de Maio com o Sagrada Esperança será o de maior grau de dificuldade, referente à 28ª ronda do campeonato.

Os “lundas“, na condição de anfitriões, venceram na primeira volta, por 2-0, mas tendo em conta o bom momento de forma da equipa do “RI20”, advinha-se resultado diferente no estádio 22 de Junho, casa emprestada por encerramento do 11 de Novembro para obras.

Antes, neste sábado (dia 22), os “militares” terão pela frente o Isaac de Benguela, no campo Municipal, para a 26ª jornada, adversário teoricamente mais acessível que derrotou na primeira volta, por 3-2.

Em 29 de Abril, para a 27ª ronda, a equipa do “rio seco” joga no buraco da Académica do Lobito, após igualdade a uma bola na primeira etapa do campeonato, em Luanda.

Pode-se por outro lado, destacar o reencontro de 20 de Maio com o Wiliete, em Benguela, para a 29ª jornada, com o qual empatou na primeira volta (0-0), no estádio 22 de Junho.

O 1.º de Agosto fecha o campeonato defrontando o Interclube, no 22 de Junho, em jogo da 30ª jornada, dia 27 de Maio. Na volta inicial, os “polícias” venceram, por 1-0.

Em caso de igualdade pontual, o 1.º de Agosto terá vantagem pelo seguinte: venceu as duas partidas da época, por 1-0 e 2-1, sendo o resultado dos confrontos entre si, o primeiro critério de desempate.

ANGOP

Exit mobile version