Ondjiva- A ministra da Acção social família e promoção da Mulher, Ana Paula de Sacramento Neto, encontra-se desde hoje, sábado, em visita de trabalho de seis dias à província do Cunene, com vista a radiografar os vários sectores ligados ao organismo.
Após sua chegada a governante visitou o centro infantil comunitário futuro em Ondjiva, assim como os Centros de Acção Social Integrados (CASI) do município de Namacunde e de Ondjiva e a cooperativa Cristina kandume na comuna da Mongua.
Em declaração à Imprensa, a governante realçou que a visita enquadra-se no programa de trabalho técnico para avaliar as diferentes áreas que compõem o sector na região.
Ana Paula do Sacramento realçou que o Cunene é uma das províncias que requer cuidados especiais, fase a situação da seca cíclica, facto que irá trabalhar com as administrações municipais, no sentido de alinhar os programas com base no sistema actual.
Segundo a ministra, após a avaliação da situação seguir-se-á o alinhamento do programa do sistema de assistência, com base nos dados viáveis.
“Temos consciência que houve um ligeiro atraso na cabimentação desde os meses de Novembro e Dezembro, mas estamos a estruturar melhor a nossa unidade, uma vez que a província requer cuidados devido ao problema da seca severa”, sublinhou.
Entretanto, realçou que o governo local tem estado a fazer o seu trabalho em prol das comunidades, realçando que o canal do Cafu constitui prova evidente que o executivo angolano tem um olhar especial a situação desta região.
O programa da ministra reserva ainda a inauguração de equipamentos sociais na comunidade de Oshivambi, visita ao centro feminino do município de Ombadja, CASI do Xangongo e a cooperativa Onyika em Oshangalala.
Consta da agenda a realização do seminário sobre municipalização da Acção Social, formação do SIGAS, encontro sobre a monitoria e avaliação dos projectos ligados ao Programa Integrado de Desenvolvimento Local Combate a Pobreza entre outros.
ANGOP