Janeiro 5, 2025

Ombadja – A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, incentivou, esta quarta-feira, as empreendedoras do ramo agropecuário do município de Ombadja, no Cunene, a concorrer ao Prémio Nacional Mulher de Mérito edição 2023.

O Prémio Nacional de Mulheres de Mérito visa homenagear e reconhecer, de forma pública, várias mulheres angolanas que se destacaram num determinado ano, nos diversos domínios do desenvolvimento da sociedade.

A ministra incentivou as mulheres quando falava na  Feira agropecuária, promovida pela cooperativa de mulheres empreendedoras denominada Tulitungeni, do município de Ombadja.  

Na ocasião, Ana Paula do Sacramento Neto  disse que devem se candidatar  para o Prémio Nacional Mulher de Mérito, por serem  mulheres com vontade e força na actividade da agropecuária, que merece o reconhecimento.  

“A vossa produção vai longe, por isso encorajo a produzirem mais, não obstante a seca severa ter assolado a província, mas nas áreas húmidas as mulheres conseguem fazer o verdadeiro aproveitamento das terras para alimentar o país”, afirmou.  

Despertou  administração de Ombadja e o gabinete provincial da Acção Social para prestar atenção no momento de entrega das candidaturas, para que o município esteja  na segunda edição do Prémio Mulher de Mérito.  

“Conseguimos perceber que o trabalho que tem sido feito no domínio da agricultura e criação de animais  visa tirar as mulheres do anonimato  e assim conseguirem criar bases para o sustento das famílias”, realçou. 

A presidente da cooperativa Tulitungeni, Felicidade Jerónimo,   disse que a mesma conta com 101 membros e produz, por ano, três mil toneladas de bens diversos, entre massango, milho, tomate, cebola e repolho, num espaço de sete hectares preparados.  

Exerce  a sua actividade  nas margens do rio Cunene numa área total de 227,5 hectares, mas carecem de  meios como tractor e motobombas.  

A ministra,   que se encontra desde o dia 29 de Abril, a radiografar o sector que dirige na província, regressa  na próxima  quinta-feira,  a Luanda. 

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *