Os chefes de Governo de Angola e de Espanha, João Lourenço e Pedro Sánchez, mantiveram, nesta quinta-feira, no Palácio de la Moncloa, em Madrid, um encontro de trabalho por via do qual passaram em revista o estado da cooperação entre os dois países.
No final do encontro, à porta fechada, não houve declarações à imprensa. O Presidente da República deslocou-se ao Reino de Espanha a convite da Aliança Mundial sobre Vacinas (Gavi) para participar na Conferência Global sobre Vacinas, promovida por aquele organismo multilateral dedicado à gestão das vacinas contra algumas doenças mais mortais ao redor do mundo, com destaque para a pandemia da Covid-19.
O evento, iniciado no dia 13, terminou ontem. Um dos objectivos da conferência passou por avaliar o impacto das vacinas no mundo, bem como desenvolver novas estratégias para enfrentar os desafios e oportunidades do futuro.
Angola e o Reino de Espanha reforçaram, em Fevereiro deste ano, em Luanda, o estado da cooperação com a assinatura de três novos memorandos de entendimento. Os instrumentos jurídicos, assinados no quadro da visita do Rei Felipe VI a Angola, incidem sobre os domínios dos Desportos, da cooperação entre a Academia Diplomática “Venâncio de Moura”, do Ministério das Relações Exteriores, e da Escola Diplomática do Ministério de Assuntos Exteriores, da União Europeia e Cooperação do Reino de Espanha, do Ministério da Indústria e Comércio de Angola, e entre o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo do Reino de Espanha, no âmbito da Indústria.
No domínio dos Desportos, o acordo vai permitir a preparação de atletas e treinadores, cooperação institucional, transferência de ciência e tecnologia aplicadas ao desporto, medicina desportiva, luta contra a dopagem, assédio e discriminação no desporto e inclusão. A cooperação vai viabilizar, ainda, o patrocínio desportivo, organização de eventos desportivos, formação de especialistas e gestores desportivos, assim como programas de apoio e promoção dos desportos para pessoas com deficiência.
No que diz respeito ao memorando entre a Academia Diplomática “Venâncio de Moura”, do Ministério das Relações Exteriores, e a Escola Diplomática do Ministério de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação do Reino de Espanha, este instrumento jurídico vai permitir a cooperação no domínio da Educação e formação do pessoal diplomático e consular, com o objectivo de estreitar as relações bilaterais entre o serviço diplomático do Reino de Espanha e de Angola, cooperar na formação de especialistas em política externa, relações internacionais, Direito Internacional e relações económicas internacionais, bem como em outras matérias conexas.
Para o alcance destes objectivos, os dois Estados decidiram estabelecer os meios e mecanismos necessários para promover o contacto e a cooperação regulares no campo académico, por meio do intercâmbio de programas e actividades que desenvolvem.
No domínio da Indústria, o acordo assinado permitirá a partilha de políticas, tecnologias e pesquisas relacionadas com a indústria para o reforço e desenvolvimento de soluções digitais para o sector industrial, exploração de novas oportunidades de cooperação industrial, através da partilha de informações sobre segmentos industriais com potencial de cooperação, identificação de sectores com elevado potencial de diversificação para a produção inteligente sejam mutuamente benéficos, além da participação e colaboração na organização de congressos, conferências e eventos relacionados com a Indústria. Aquando da visita oficial do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, a Luanda, em Abril de 2021, os dois países já tinham assinado vários instrumentos jurídicos no quadro do reforço da cooperação. Os referidos acordos foram feitos nos domínios dos Transportes Aéreos, Agricultura, Pescas e política industrial.
A cooperação entre Angola e Espanha ganhou mais força no sector empresarial, com a presença de empresas espanholas em Angola, facto que levou os dois países a traçarem um novo quadro de prioridades estratégicas e dinamizar a relação de cooperação bilateral para atingir níveis cada vez mais vantajosos.