A província do Uíge, que vai acolher a primeira reunião do Conselho de Governação Local, nos dias 22 e 23 deste mês, tem como principal desafio a electrificação da região, para gerar progresso e despertar o sector agrário.
Apenas três municípios, dos 16 que compõem a província, possuem energia eléctrica da rede pública.
Em entrevista à imprensa, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, disse que o maior desafio consiste em continuar a trabalhar para a electrificação dos 13 municípios em falta, distribuição de água à população, construção de estradas, entre outros projectos.
Afirmou que essas preocupações serão apresentadas na primeira reunião de calendário deste ano, onde deverá passar em revista o estado dos principais projectos de impacto sócio-económico do país.
Sobre a electrificação da região, revelou que decorrem trabalhos de preparação para o início dos trabalhos, desde a aprovação da documentação a outros processos.
Para José carvalho da Rocha, a electrificação da província poderá gerar progresso da região, criação de empregos e oportunidades para que os empresários desenvolvam as suas actividades.
O encontro, que será liderado pelo Presidente da Republica, João Lourenço, vai juntar 18 governadores provinciais e vários titulares de departamentos ministeriais.
ANGOP