Outubro 7, 2024

O Presidente da República, João Lourenço, efectua, hoje e amanhã, uma visita de trabalho à província do Uíge, onde vai orientar a primeira reunião do Conselho de Governação Local, na qual participam os governadores das dezoito províncias do país, incluindo vários titulares de departamentos ministeriais.

O encontro vai decorrer em duas sessões. A primeira realiza-se hoje à tarde e a outra amanhã de manhã, no Palácio do Governo Provincial.

O programa da visita de trabalho do Chefe de Estado ao Uíge inscreve, igualmente, uma reunião com as autoridades locais e visita à feira agro-pecuária, que vai ser aberta no coração da cidade para a exibição do potencial económico da região neste domínio.

Antes de regressar a Luanda, o Presidente João Lourenço procede, amanhã, à entrega de viaturas aos administradores dos dezasseis municípios da província.

Província pronta para a recepção

Em declarações aos jornalistas, o governador da província do Uíge, José Carvalho da Rocha, afirmou que a província está mobilizada e pronta para receber a visita do Presidente da República, salientando que a oportunidade vai servir para as autoridades locais apresentarem a realidade da região nos mais variados domínios, incluindo os desafios com vista o crescimento sustentável desta parcela a Norte do país.

José Carvalho da Rocha apontou como principais desafios a electrificação da região, realçando que prossegue a preparação das condições para o arranque do projecto, como a aprovação de toda a documentação necessária para o efeito. “Com este desiderato esperamos o progresso, a criação de empregos e de oportunidades para os empresários desenvolverem a sua actividade na região”, afirmou.

O governante considerou, igualmente, “primordial” a electrificação da província pelo facto de a mesma possuir “grandes potencialidades” agrícolas e minerais, sem descurar o trabalho que realiza em prol da resolução dos problemas relacionados com a água potável, vias rodoviárias intermunicipais, entre outras questões.

O governador do Uíge disse que estas e outras preocupações serão apresentadas ao Presidente da República, durante a reunião do Conselho de Governação local, ao longo da qual “colheremos os melhores conselhos para continuarmos a trabalhar para o desenvolvimento da região”.

José Carvalho da Rocha falou ainda sobre os programas e projectos em curso na província, nomeadamente o Kwenda e o PIIM, salientando que os mesmos decorrem sem sobressaltos. “Com o Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) temos estado a entregar uma série de equipamentos à população, para que estas sintam de facto que há uma atenção especial na resolução dos seus problemas”.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *