Site icon

SIC apreende mais de 200 quilogramas de droga

Duzentos e 39 quilogramas de liamba e cocaína foram apreendidas de Junho de 2002 à presente data, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província do Cunene.

A informação foi prestada hoje, terça-feira, à ANGOP, em Ondjiva, pelo director adjunto do SIC no Cunene, Vitorino Velupukua, no âmbito das comemorações do 26 de Junho, Dia Internacional de Combate às Drogas.

Fez saber que constam das quantidades 233 quilogramas de liamba e seis quilos de cocaína, apreendidas nos municípios do interior e na fronteira entre Angola e Namíbia.

Explicou que o Departamento de Combate ao Narcotráfico do SIC notificou 48 casos, sendo 38 de posse e tráfico de  liamba  e quatro de tráfico de cocaína.

Informou que 50 cidadãos, dos 16 aos 61 anos, foram detidos, 22 processos-crime instruídos, dois arquivados e três réus submetidos ao julgamento sumário e condenados a penas de três a seis meses de prisão.

“A situação de drogas na província começa a preocupar, pois envolve adolescentes que são encontrados a consumir a substância nas escolas, tendo como fonte de aquisição os adultos”, afirmou.

Vitorino Velupukua incentivou a sociedade a estar mais envolvida nas acções de combate e denúncia, para desincentivar o consumo e venda de drogas que é responsável por milhares de mortes  todos os anos.

O Dia Internacional de Combate às Drogas é celebrado em 26 de Junho. A data foi criada pelas Nações Unidas e tem por objectivo consciencializar a população a respeito dos problemas desencadeados pelas drogas aos indivíduos que a consomem e à sociedade.

Actualmente o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos mais preocupantes problemas de saúde pública no mundo, considerando-se a magnitude e a diversidade de aspectos envolvidos.

ANGOP

Exit mobile version