Vinte e três famílias das aldeias de Txizeca, Txissumbi e Txiuihua, municípios do Cacolo (Lunda Sul), beneficiaram, esta sexta-feira, de 575 chapas de zinco, no âmbito do programa do Governo Provincial do melhoramento das condições de habitabilidade nas comunidades.
A entrega foi feita pelo administrador municipal do Cacolo, José Chicanji, que além das chapas, procedeu ainda a entrega de barrotes, pregos e vários materiais de construção, para o início e conclusão de residências de adobes, ao longo da EN/230.
Na ocasião, o responsável disse que o objectivo é melhorar as condições de acomodação das famílias para resistir as chuvas futuras.
Apelou aos beneficiários a utilizarem os materiais com responsabilidade, cumprindo com os objectivos para as quais foram entregues.
Sublinhou que após esta fase, seguir-se-ão outros projectos, com destaque para colocação de energia eléctrica, água, arruamentos, escolas, postos médicos e espaços de lazer, que garantam o desenvolvimento sustentável das localidades.
José Chicanji afirmou que para além das famílias beneficiadas, o projecto vai abranger mais 100 outras, nas localidades de Muatxissengue, Sola, Muatxinongue e Cavemba.
O município do Cacolo dista a 141 quilómetros da sede capital de Saurimo, tem uma população estimada em 36 mil 185 habitantes, distribuídos nas comunas de Alto Chicapa, Cucumbi e a sede.