As potencialidades no sector mineiro, agrícola, piscatório, turístico e cultural do município do Soyo, província do Zaire, estarão patentes na Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMC) edição 2023, a decorrer de 10 a 13 deste mês na cidade do Lubango, Huíla.
Trata-se de mineiros como fosfato, moscovita e inertes utilizados na construção civil (britas, burgau, areia) de que o município dispõe em abundância, além do petróleo e gás.
A informação foi prestada esta quarta-feira, no Soyo, pelo administrador municipal adjunto para o sector político, social e das comunidades, José Suca Londa.
O propósito, segundo o responsável, é de atrair investidores privados para a exploração sustentável desses recursos e das potencialidades disponíveis, de modos a alavancar a economia da localidade, gerar riqueza, renda e empregos.
Em declarações à imprensa, para a previsão do que será a participação do Soyo neste certame, o administrador adjunto referiu-se, também, aos sectores da agricultura e das pescas que deverão, igualmente, ser divulgados na Feira.
Lembrou haver extensas zonas férteis para a prática da agricultura em grande escala na circunscrição, assim como uma rica bacia hidrográfica.
Destacou, ainda, os recursos marinhos que disse serem abundantes a nível da costa atlântica do município, incluindo o potencial turístico e cultural que, segundo a fonte, aguarda, também, por investimentos.
Informou que a comitiva do Soyo para a FMCA estará composta por 18 elementos, entre empresários, agentes culturais, artesãos, membros da administração municipal e outros convidados.
A Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA) é um evento que reúne, anualmente, representantes de municípios e cidades em Angola para compartilhar informações sobre seus respectivos territórios, programas, projectos e oportunidades de investimento.
O certame tem por objectivo incentivar o desenvolvimento local em todo o país, bem como promover a cooperação e o intercâmbio entre diferentes cidades e municípios em Angola.
Durante o evento, os expositores participarão em palestras, exposições, reuniões de negócios e outras actividades que ajudam a mostrar as melhores práticas e experiências de municípios e cidades que alcançaram sucesso em áreas como infra-estruturas, turismo, agricultura, educação e em outros sectores.
O evento é organizado pelo Ministério da Administração do Território, em coordenação com os governos provinciais, sendo que, na edição 2023, a promoção e organização conta com a parceria da empresa “Eventos Arena”.
ANGOP