Site icon

Presidente cubano chega hoje para visita de Estado de três dias

O Presidente da República de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, chega hoje a Luanda, para uma visita de Estado ao país.

Segundo um comunicado de imprensa enviado aos órgãos de comunicação social, o programa inclui um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço, e conversações entre as delegações ministeriais dos dois países.

Os dois Chefes de Estado vão testemunhar, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, a assinatura de acordos.

O programa reserva ainda presença na Assembleia Nacional, para discursar perante os deputados angolanos.

A parceria entre Angola e Cuba tem como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado em Fevereiro de 1976 versado nos sectores da Saúde e da Educação.

Cuba é um parceiro estratégico de Angola desde a Independência, em 1975, e apoiou o país na guerra contra o regime do apartheid da África do Sul.

O Estado caribenho tem formado muitos quadros angolanos e ambiciona maior envolvimento na cooperação económica com Angola.

Comissão intergovernamental

Angola e Cuba actualizaram convénios, acordos e memorandos de entendimento sectoriais, no quadro da XV Sessão da Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica e Técnico-Científica, realizada em Abril deste ano, em Havana.

Na sequência das reuniões técnicas, foram consensualizados e assinados dois novos importantes memorandos de entendimento no âmbito da cooperação bilateral, que visam, nomeadamente, os sectores do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Juventude e Desportos.

Adicionalmente, as partes apontaram os caminhos para a dinamização da materialização dos acordos, convénios e memorandos que já vigoravam e para a preparação de outros nos mais variados domínios, destacando-se os sectores das Finanças, Saúde e Justiça.

Foram, ainda, definidos planos de acção e metas para a atracção de investimento estrangeiro directo nos dois países, perspectivando-se um aprofundamento das relações empresariais, sob acompanhamento da AIPEX (parte angolana) e da PROCUBA (Cuba).

O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, chefiou a delegação angolana que avaliou os termos do reforço da cooperação bilateral com a contraparte cubana, cuja comitiva foi liderada pelo Vice-Primeiro-Ministro, Ricardo Cabrisas Ruz.

Na ocasião, as duas delegações avaliaram, de forma geral, o curso da cooperação bilateral, sobretudo os avanços registados nos temas de interesse e importância comuns nos mais variados domínios e projectaram as acções de cooperação por implementar nos períodos subsequentes.

À margem das reuniões técnicas do encontro de Abril, o ministro de Estado Adão de Almeida cumpriu uma agenda de trabalhos que incluiu audiências de alto nível com as autoridades cubanas, com realce para o encontro com o Primeiro-Ministro da República de Cuba, Manuel Marrero Cruz, os ministros das Relações Exteriores, Bruno Parrilla, e o da Economia, Alejandro Gil.

A delegação angolana integrou a embaixadora em Cuba, Maria Cândida Teixeira, os secretários de Estado para a Cooperação Internacional, Domingos Vieira Lopes, para a Defesa Nacional, José Maria de Lima, para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, para a Área Hospitalar, Leonardo Europe, bem como o Presidente da AIPEX, Francisco Lello.

JA

Exit mobile version