O Presidente João Lourenço reiterou, quinta-feira, o desejo de Angola e o Brasil continuarem a desenvolver esforços conjuntos no sentido de aprofundar e fortalecer, cada vez mais, a cooperação bilateral, privilegiando sectores-chave da vida nacional de cada um dos dois países.
Numa mensagem endereçada ao homólogo brasileiro, por ocasião do 201º aniversário da Independência do Brasil, o Chefe de Estado angolano manifesta a convicção de que as relações entre os dois países deram um “salto significativo e qualitativo” com a recente visita do Presidente Lula da Silva a Angola.
Na mensagem, João Lourenço destaca os fortes laços históricos, culturais, de amizade e de solidariedade construídos ao longo de décadas de relações bilaterais entre os dois países, no âmbito das quais, refere, tem sido desenvolvida uma parceria bastante dinâmica e mutuamente vantajosa.
Para assinalar os 201 anos de Independência do Brasil, a Embaixada em Angola realizou uma recepção na qual estiveram presentes membros do Governo – destaque para o ministro das Relações Exteriores, Téte António –, de tribunais superiores e do Parlamento angolano, assim como do corpo diplomático acreditado no país.
Em declarações ao Jornal de Angola, o embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, realçou que os dois Governos prosseguem com a apreciação de outros instrumentos que poderão ser assinados num futuro breve.
Entre os instrumentos em apreciação, o diplomata apontou um no sector da Saúde e outros nos domínios dos Transportes Terrestres e Marítimos e cooperação judicial.
Esclareceu que os mesmos não foram assinados aquando da visita do Presidente Lula da Silva, porque não houve tempo para concluí-los.
Rafael Vidal considerou que as relações político-diplomáticas entre Angola e o Brasil nunca estiveram tão bem quanto agora. “Os Presidentes Lula da Silva e João Lourenço inauguraram um novo ciclo na relação diplomática entre os dois Estados no diálogo presidencial e parlamentar, marcado pela forte presença de empresários, que culminou com o grande Fórum Económico e vários acordos assinados”, disse.
Durante a cerimónia foi exibido um vídeo onde o Presidente Lula da Silva felicita o povo brasileiro e fala sobre os principais desafios do seu Governo, assim como as conquistas alcançadas nos oito primeiros meses do seu mandato.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Nacional, Alcides Sakala, considerou importante a relação entre Angola e o Brasil, que tem uma “dimensão histórica muito grande”.
No domínio interparlamentar disse haver uma renovação desta perspectiva de cooperação no quadro da diplomacia parlamentar. “A visita do Presidente Lula a Angola foi importante também na perspectiva parlamentar, tendo falado para os deputados angolanos e deixado mensagens importantes que podem ser úteis para o reforço das relações internas sobre a construção do país na perspectiva da democracia, por exemplo, e no combate à pobreza”, lembrou.
Alcides Sakala lembrou ainda do encontro entre deputados angolanos e brasileiros, decorrido à margem da visita de Lula da Silva. “Foi uma reunião muito construtiva, que permitiu avaliar o estado da cooperação parlamentar e perspectivar o relançamento desta cooperação, que é necessária entre os dois parlamentos”, disse.
JA