O Programa de Promoção e Desenvolvimento do Turismo em Angola vai permitir facilitar o acesso aos recursos turísticos e melhor atender os turistas, afirmou, sábado, em Luanda, o secretário de Estado do Turismo.
Hélder Marcelino falava à margem do encerramento das jornadas comemorativas do Dia Internacional do Turismo, que culminou com a realização de uma caminhada no centro da cidade.
O secretário de Estado avançou que o Executivo está a desenvolver vários projectos dentro do Programa de Promoção e Desenvolvimento do Turismo em Angola.
“Estes projectos atendem alguns desafios concretos, já identificados, associados à melhoria das infra-estruturas, sobretudo aquelas que permitem o acesso aos recursos turísticos”, disse Hélder Marcelino, referindo-se a instalações de redes de energia eléctrica, de distribuição de água potável e massificação das telecomunicações.
“O turista que chega a Angola, sobretudo aqueles que gostam de turismo ecológico, feito na periferia, precisam estar conectados através da internet”, sustentou.
Os projectos, continuou, estão associados à requalificação de determinados recursos turísticos, de modo que possam ter outra imagem, qualidade e capacidade de atender os turistas.
Um total de 45 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, percorreram, ontem, a baixa de Luanda, numa marcha alusiva ao Dia Internacional do Turismo, assinalado a 27 do mês terminado ontem.
O director-geral do Instituto de Fomento Turístico de Angola, Afonso Vita, disse que um dos principais objectivos da actividade, decorrida sob o lema “Turismo e investimentos verdes”, foi o de criar a cultura turística na sociedade. “Angola é membro efectivo da Organização Mundial do Turismo; por isso é que todos os anos temos a tradição de realizar várias actividades para celebrar o Dia e este não foi diferente”, sustentou.