O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, quarta-feira, em Luanda, as Cartas Figuradas da nova embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, para exercer a missão diplomática no país.
O encontro entre as duas individualidades, que decorreu no Ministério das Relações Exteriores (MIREX), simbolizou o acto oficial que formaliza o início da actividade da embaixadora da União Europeia junto da República de Angola.
Téte António desejou boas-vindas à nova embaixadora do Bloco Europeu em Angola e agradeceu à União Europeia pelo contributo que tem dado aos vários projectos em curso no país, particularmente no que diz respeito ao Direito do Mar e na prevenção e mediação de conflitos.
Por sua vez, Rosário Bento Pais reforçou o desejo de trabalhar no país, que é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo expressado, também, o compromisso de contribuir para aprofundar, ainda mais, os níveis de cooperação já existentes entre Angola e a União Europeia.
Durante o encontro, as duas entidades abordaram questões relacionadas com o reforço da parceria, com realce para a contínua cooperação nas diferentes esferas do desenvolvimento económico e humanitário do país.
A delegação da UE em Angola é uma missão diplomática em representação do Bloco Europeu, desde 1986. Aquela organização é composta por 27 Estados-membros, com uma população de cerca de 500 milhões de habitantes e é o maior bloco comercial do mundo.
A União Europeia é composta por 27 Estados-membros, sendo que 12 estão acreditados em Angola, nomeadamente Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Hungria, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Finlândia e Suécia.
Nicarágua
Ainda ontem, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu as Cartas Figuradas de Roberto J. Morales, embaixador designado da Nicarágua em Angola.
Roberto J. Morales é o primeiro diplomata nicaraguense a apresentar as Cartas Credenciais como embaixador extraordinário e plenipotenciário residente na República de Angola. Durante a audiência, o novo embaixador designado da Nicarágua em Angola manifestou o desejo de trabalhar afincadamente para o aprofundamento das relações bilaterais, visando benefícios mútuos e prosperidade para ambos os países e povos. O ministro Téte António declarou toda a sua disponibilidade em trabalhar com o novo chefe da missão diplomática da Nicarágua para o fortalecimento dos laços de cooperação e de solidariedade entre os dois países.
As relações diplomáticas entre os dois países foram formalmente estabelecidas a 6 de Setembro de 1979.
Analisado estado das relações entre Angola e Israel
Angola e Israel analisaram, ontem, em Luanda, o estado actual da situação na região do Médio Oriente, com particular destaque para o conflito israelo-palestiniano na Faixa de Gaza.
O ministro das Relações Exteriores, Teté António, e o embaixador israelita, Shimon Solomon, abordaram também a retirada dos angolanos residentes em Israel, com apoio do Governo israelita, com destaque para os seis cidadãos com estatuto de não residentes e que já se encontram em Lisboa, faltando apenas 17 que aguardam o regresso ao país.
O conflito entre Israel e a Palestina existe há muitos anos e tem afectado a vida de milhares de pessoas há décadas.
O encontro contou com a presença do director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, Jorge Cardoso.
Concertação dos embaixadores da CPLP em Genebra
A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, participou, em Genebra, num encontro de concertação com o grupo dos embaixadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acreditados junto dos Escritórios da Organização das Nações Unidas.
O encontro, que encerra amanhã, foi convocado pela República Democrática de São Tomé e Príncipe, na qualidade de presidente em exercício da organização, à margem da 74ª Sessão do Comité Executivo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, cujo lema assenta na “Juventude e Sustentabilidade”.
Na ocasião, Esmeralda Mendonça reiterou o apoio de Angola à presidência de São Tomé e Príncipe na CPLP e assinalou que o lema se ajusta perfeitamente às prioridades defendidas pelas duas anteriores agendas da organização, nomeadamente a mobilidade e a cooperação económica, defendidas, respectivamente, por Angola e Cabo Verde.
Para a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, é preciso continuar a apoiar e apostar fortemente na juventude dos países-membros da CPLP, sobretudo no que diz respeito às oportunidades de formação, emprego e habitação, condições sociais fundamentais para garantir a estabilidade social dos mesmos.
Já o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Gareth Guadalupe, que orientou o encontro, transmitiu aos embaixadores da CPLP presentes as prioridades da presidência do seu país sobre a organização comunitária.