A Sonangol e a TotalEnergies tornam público que assinaram, no dia 25 de Outubro, um Acordo de Cooperação para o lançamento de uma campanha com o objectivo de identificar, quantificar e reduzir as emissões de metano das suas actividades, com o recurso a um drone, dando assim suporte à descarbonização da indústria petrolífera angolana e contribuir para uma energia mais limpa em Angola.
De acordo com uma nota de imprensa, da Sonangol a que o Estado News teve acesso, a campanha-piloto, que terá início em Novembro próximo, no Bloco 3/05, envolve a utilização da tecnologia AUSEA (Airborne Ultralight Spectrometer for Environmental Applications) desenvolvida pela TotalEnergies e pelo Centro Nacional Científico de Pesquisa francês (CNRS), que permite uma detecção de alta precisão e qualificação de emissões de metano e dióxido de carbono das instalações petrolíferas.
A assinatura deste acordo de cooperação mostra o compromisso das duas empresas para com as futuras gerações. A tecnologia providenciada pela TotalEnergies, permitirá assegurar que as emissões de metano e dióxido de carbono sejam controladas com maior precisão, tendo em conta o objectivo de Angola em reduzir as emissões.