Site icon

PR chega à província do Bengo

O Presidente da República, João Lourenço, já se encontra na cidade de Caxito, província do Bengo, onde vai cumprir uma jornada de trabalho de algumas horas na região.

O Presidente João Lourenço, que chegou por volta das 9 horas em Caxito, foi recebido pela governadora Maria Antónia Nelumba, membros do governo provincial, autoridades tradicionais, eclesiásticas e população em geral.

O programa de trabalho do Chefe de Estado incluiu a inauguração do novo Hospital Geral do Bengo, da primeira fase da centralidade de Caxito e uma visita à Feira de potencialidades económicas da região.

Antes, o Presidente da República, acompanhado dos integrantes da sua comitiva, vai reunir-se com os membros do governo provincial para avaliar o estado geral do território.

No encontro com o Chefe de Estado, a governadora provincial, Maria Antónia Nelumba, vai apresentar a situação de desenvolvimento económico e social da região, com realce para os projectos ligados à saúde, educação e vias de comunicação.

O regresso do Titular do Poder Executivo a Luanda está previsto para o fim da tarde do mesmo dia.

A última visita do Presidente João Lourenço ao Bengo ocorreu em Julho de 2022.

Caracterização da região 

Situada no norte de Angola, a província do Bengo tem como capital a cidade de Caxito, no município do Dande e é a que mais próxima se situa de Luanda.

Com 429.322 habitantes distribuídos em 31.371 km², a província é composta por seis municípios, nomeadamente Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém.

O Bengo passou a categoria de província no dia 26 de Abril de 1980, por desagregação da província de Luanda.

Em 2011 a Assembleia Nacional aprovou a Lei 29/11, de 1 Setembro, que desanexou os municípios de Ícolo Bengo e Quissama do Bengo, que passaram a pertencer a província de Luanda. 

O Bengo destaca-se principalmente no cultivo da Banana.

A província está a garantir ao país a exportação de banana para a República Democrática do Congo e Namíbia. Até ao momento, mais de 120 toneladas já foram exportadas para RDC através da empresa Agrolider.

O Bengo disponibiliza para os mercados de venda e consumo, principalmente o de Luanda, mais de 1,1 milhão de toneladas/ano de banana de mesa, segundo indicadores de 2022 disponibilizados pela direcção provincial da agricultura.

Nessa região estão activas, para além de produções familiares bastante fortes, três das maiores empresas do país na produção da banana, designadamente Novagrolíder, Turiagro e a mais recente Vida Fresh. 

ANGOP

Exit mobile version