Site icon

Angola considera alterações climáticas questão de preocupação crítica

 

Angola considera, neste momento, as alterações climáticas uma questão de preocupação crítica face aos prejuízos que tem gerado na vida das populações e destruição dos ecossistemas de diferentes espécies em várias regiões do país.

Na sua intervenção, hoje, no Dubai, na Cimeira de Líderes Mundiais da vigésima oitava edição da Conferência das Partes – COP28, o Presidente da República, João Lourenço, garantiu ser esta uma das razões pelas quais o Governo continuará a dedicar especial atenção e recursos para a redução dos efeitos locais do aquecimento global.

Segundo João Lourenço este posicionamento tem por finalidade reforçar a resiliência do país face aos efeitos dessas mudanças.

Reiterou que Angola encara com muita firmeza e empenho todas as questões relativas às mudanças climáticas, o que está reflectido na Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas 2022 – 2035.

Na referida estratégia constam iniciativas e visões alinhadas com a Agenda 2063 da União Africana e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“Realçamos a nossa aposta nas energias renováveis, que representa um dos principais pilares da adaptação às alterações climáticas, constituindo um passo decisivo no processo de transição energética”, disse.

JA

Exit mobile version