Abril 25, 2024

O Presidente da República, João Lourenço, declarou-se satisfeito por constatar que as relações entre os dois países alcançaram um patamar bastante alto, “com perspectivas de intercâmbio frutuoso na base do potencial” de ambos.

 Numa mensagem alusiva ao 12 de Dezembro, Dia da Independência Nacional da República do Quénia, enviada ao homólogo William Ruto, o Chefe de Estado enaltece os progressos alcançados por aquele país da África Oriental em domínios importantes da vida nacional.

João Lourenço, citado numa nota da Secretaria de Imprensa do Presidente da República, destaca o contributo de todos os quenianos que se mobilizaram e uniram em torno dos grandes objectivos da Nação. O Chefe de Estado refere-se, também, à recente visita oficial ao Quénia, oportunidade que serviu para apreciar, ao mais alto nível, os caminhos da cooperação bilateral.

Durante a presença do Presidente angolano, em Nairobi, foram assinados 11 instrumentos jurídicos, nomeadamente, os Memorandos de Entendimento sobre a Vida Selvagem, Saúde, Turismo, Geologia e Minas, Juventude e Desportos, Florestas, Agricultura, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Petróleo e Gás, Academias Diplomáticas, para a formação e aperfeiçoamento do pessoal diplomático, e Desenvolvimento de Capacidades no Serviço Público.

Depois do acto oficial da confirmação dos 11 instrumentos jurídicos, os dois estadistas falaram à imprensa, no Palácio Presidencial de Nairobi (State House), tendo João Lourenço realçado que se aguardou, por 40 anos, até chegar ao “momento histórico” de rubricar as bases de uma cooperação que se pretende implementar, assentes no interesse de ambos os povos.

Por sua vez, William Ruto, Presidente do Quénia, disse, em Outubro último, que a visita de Estado de João Lourenço era o reflexo do reforço da cooperação, considerando por isso Angola um aliado estratégico. Na mesma ocasião, o estadista queniano mostrou-se convicto de que os documentos assinados vão mudar a forma de actuação dos povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *