Angola joga apenas às 21 horas desta terça-feira com o Burkina Faso, para a 3ª e última jornada do grupo D, mas já garantiu, no “sofa”, a qualificação aos oitavos-de-final do CAN`2023, que decorre na Côte d`Ivoire.
Líder da série com quatro pontos, iguais que o oponente de véspera, ambas possuiam já garantias de apuramento, mas os resultados da noite de segunda-feira as coloca, na pior das hipóteses, entre as 16 classificadas à outra fase, ainda que entre as quatro melhores terceiras .
Assim, Marrocos (grupo F ), Guiné ( C), e Mali (E) estão exactamente na mesma situação de qualificados antecipados
A antecipação da “festa” angolana foi proporcionada por um golo de Moçambique, apontado em tempo de compensações, por Reinildo Mandava (90+4´), dando o empate a duas bolas diante do Ghana.
Com este resultado, os ganeses ficaram no terceiro lugar do grupo B com dois pontos, quase eliminados da competição, mas ainda com uma hipótese remota de avançar.
No grupo A, a Côte d`Ivoire terminou em terceiro lugar desta fase inicial, com três pontos, mas tem possibilidade remota, por exemplo, caso a Gâmbia e Camarões empatem no Grupo C.
O golo de Reinildo, aliás, permitiu também a festa do apuramento,recorde-se, ao Egipto, Marrocos, Burquina Faso, Guiné Conacri e Mali, exatamente pelas mesmas razões que estão na base da qualificação dos angolanos.
O rescaldo da ronda anterior tem como destaque o empate a duas bolas entre Cabo Verde e Egipto, para o grupo B, na terceira ronda, em partida disputada no Estádio Félix Houphouet-Boigny.
Antecipadamente já apurados e a cumprirem calendário, os cabo-verdianos marcaram por Gilson Tavares (45+1) e Bryan Júnior(90+9), enquanto pelos egípcios rubricaram Trézéguet (50´) e Mostafa Mohamed (90+3´).
Nota de realce para a ausêcncia de Mohamed Salah. O avançado do Liverpool lesionou-se no quinta-feira, no decorrer do jogo da selecção do Egipto frente ao Ghana (2-2).
Salah terá sofrido uma lesão muscular numa coxa, quando o encontro diante do Gana estava em tempo de compensação na primeira parte.
No mesmo grupo B, Moçambique, já de fora, também empatou com a congénere do Ghana, por 2-2, no Estádio Olímpico Ebimpé, na capital ivoiriense, com tentos de Geny Catamo (90+1´) e Reinildo Mandava (90+4´).
O Ghana marcou de penálti porJordan Ayew (15´ e 70´).
Até agora essa 34º edição da Taça das Nações tem produzido resultados surpreendentes por parte de selecções dadas como menos cotadas pela crítica desportiva, mas a derrota expressiva da anfitriã foi muito além do pensado.
Humilhada pela Guiné Equatorial com goleada de 0-4, a Côte d`Ivoire terminou apenas em 3º lugar no seu grupo, apesar da esperança muito remota de chegar aos “oitavos” entre os melhores terceiros.
No fim do confronto, a equipa marfinense teve de ser protegida pela polícia devido a insatisfação do público.
Esta terça-feira (23) jogam, a partir das 18 horas, Gâmbia-Camarões e Guiné-Senegal (grupo C). Às 21h defrontam-se Angola-Burkina Faso e Mauritânia-Argélia (grupo D).
ANGOP