O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola disse hoje que a visita do secretário de Estado norte-americano Antony Blinken ao país lusófono sinaliza o “bom momento” das relações bilaterais, prometendo contínuos investimentos na segurança e infraestruturas.
De acordo com Tulinabo Mushingi, consta da agenda do secretário de Estado norte-americano encontros com o Presidente angolano, João Lourenço, e com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e a participação em eventos públicos.
“Vamos engajar o secretário (Antony Blinken) em eventos públicos, onde poderá abordar os angolanos dos diferentes níveis e depois teremos declarações à imprensa no final de toda a jornada”, disse hoje o embaixador aos jornalistas, em Luanda.
Falando no Palácio Presidencial, onde o Presidente angolano, João Lourenço, recebe cumprimentos de ano novo do corpo diplomático acreditado em Angola, Tulinabo salientou que a visita de Antony Blinken, prevista para sexta-feira, sinaliza o “bom momento” das relações entre Luanda e Washington.
O embaixador norte-americano em Angola assegurou que o seu país vai continuar a fortalecer a prosperidade do povo angolano e também a segurança, “para apoiar os esforços de Angola na modernização das forças armadas”.
“Também vamos continuar a promover a estabilidade em Angola, na região e no mundo, isso é muito importante para ambos os países. Vamos continuar também a discutir sobre a boa governação, que inclui a liberdade de imprensa”, declarou.
Antony Blinken iniciou segunda-feira, em Cabo Verde, um périplo por África, que o levou, no mesmo dia, à República Democrática do Congo, tendo chegado hoje à Nigéria depois de uma visita à Costa do Marfim, culminando sexta-feira em Angola.