Junho 14, 2024

 Numa mensagem divulgada na manhã desta quinta-feira, 22, na sua página pessoal, o Presidente da República, João Lourenço, referiu que a sua visita a República Checa tem como meta buscar a diversificação da economia nacional e gerar mais empregos no país.

“O grau de interesse e de reconhecimento de avanços no nosso mercado, manifestado pelas autoridades checas aos diferentes níveis, é garantia bastante de que, doravante, a nossa parceria ganha maior impulso visando a satisfação dos interesses mútuos”, disse, e ressaltou:

“Para nós, a diversificação da economia e a geração de mais empregos constituem a principal meta desta cooperação”.

Por sua vez, o Primeiro Ministro Petr Fiala referiu, durante encontro com o Chefe de Estado angolano, que é possível alargar a cooperação bilateral entre Angola e a República Checa.

“Dezassete milhões de dólares do fluxo da nossa cooperação comercial é algo que poderíamos melhorar”, comentou. ao que o presidente angolano precisou que “temos vontade política de desenvolver muito mais a nossa cooperação. Do que precisamos é sair das intenções à prática”.

Durante a visita que termina hoje, João Lourenço, manteve encontros com o Presidente Petr Pavel e os responsáveis do Senado e da Câmara dos Deputados. Ontem, participou também num jantar de gala, oferecido pelo anfitrião, no Castelo de Praga.

A República Checa é um país da Europa Central, com uma população de mais de 10,7 milhões de habitantes. A economia é baseada em indústrias siderúrgicas, automóveis, bebidas e cristais. Mantém uma agricultura com maior incidência na produção de trigo para a exportação.

CK

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *