A greve nacional pode ser decretada no próximo dia 09 de Março do ano em curso, depois do arranque neste domingo do acto da recolha das assinaturas para a sua concretização.
A informação foi revelada pela UNTA – Confederação Sindical, em acordo com a CGCILA e a Força Sindical, num acto que aconteceu hoje, na cidade do Luena, província do Moxico.
Avelino Calunga disse à margem da assembleia de trabalhadores naquela região do país que a recolha de assinaturas vai se estender até ao dia 05 de Março.
O responsável da Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (SGSILA) justificou que a greve, a ser interpolada, poderá ser decretada devido a falta da resposta por parte do Executivo, tendo em conta os incumprimentos dos pontos constantes no caderno reivindicativo entregue a entidade empregadora.
Comentando sobre o assunto, o analista Daniel Pereira é de opinião que as centrais sindicais não têm alegadamente capacidade de mobilizar um número considerável para paralisar o país.
Já o cientista político Eurico Gonçalves defende diálogo e consenso, tendo em conta as limitações financeiras que o país enfrenta decorrentes de factores conjunturais.