Site icon

Segundo Eugênio Laborinho: O país registou mais 16 mil crimes diversos

Decorridos três meses desde o início do ano, tendo sido registados um total de 16.290 crimes de natureza diversa, menos 2.077, comparativamente com o período homólogo. Os dados foram avançados pelo ministro do Interior, Eugênio Laborinho durante abertura do Conselho Consultivo alargado deste ministério que decorre hoje, em Luanda.

De acordo com o número um do Interior, a situação da segurança pública é caracterizada como calma e sob controlo das autoridades, tendo sido registados um total de 16.290 crimes de natureza diversa, menos 2.077, comparativamente com o período homólogo. Dentre estas práticas, destacam-se a redução dos crimes violentos, nomeadamente homicídios, agressões sexuais, ofensas à integridade física, roubos e raptos.

Apesar da redução de alguns tipos de crimes, Eugênio Laborinho entende que deve-se redobrar o combate à extração ilícita de recursos minerais estratégicos, aos crimes cibernéticos, à pesca ilegal, aos danos e furtos de bens públicos, ao contrabando de combustíveis, à imigração ilegal, dentre outros.

O governante mostrou-se preocupado com casos de justiça pelas próprias mãos, praticada por alguns cidadãos, situação que tem ceifado vidas humanas, ou provocado incapacidade a muitas vítimas, como ocorreu, recentemente, em Cacuaco, onde o jovem músico “Calebe” foi assassinado. “Por isso, aproveitamos, uma vez mais, esta oportunidade para apelar a todos os cidadãos a não enveredarem por esta prática, pois, o Estado tem órgãos vocacionados para fazer justiça”.

Durante abertura do Conselho Consultivo alargado deste órgão, os membros virão analisar fazer documentos como o Memorando das Contribuições para Adequação do novo Estatuto Orgânico do MININT, alteração pontual da Lei sobre o Regime Disciplinar do Pessoal da Polícia Nacional e o Projecto de Lei sobre Condecorações do Pessoal da Polícia Nacional.

Será igualmente analisado o Impacto em Angola do novo Regime Jurídico de Isenção e Simplificação de Procedimentos para a Concepção de Vistos de Turismo, aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 189/23, de 29 de Setembro, e a Proposta de Regulamento do Observatório Nacional Contra o Terrorismo, dentre outras matérias.

Exit mobile version