Maio 23, 2024

O presidente da Associação dos Taxistas de Angola, Francisco Paciente, reiterou esta terça-feira, 16, que o preço da corrida de táxi não passará de 300 kwanzas.

Em causa está o anúncio do fim da subvenção à gasolina, por via do Decreto Presidencial n.º 68/24, de 7 de Março, em que o documento aponta para o último dia do mês de Abril, como a data limite para o fim do carregamento dos cartões subvencionados atribuídos a taxistas, pescadores e agricultores, sendo que o Governo garantiu que o preço da gasolina, por enquanto, não irá ser alterado.

Francisco Paciente tranquiliza os cidadãos, afirmando que a medida tomada pelo Executivo de não aumentar, por ora, o preço da gasolina, é a mais acertada.

“O Executivo garante que nesta primeira fase vai retirar apenas os subsídios aos cartões e manter o preço actual dos combustíveis. Com isso, estamos a trabalhar de forma conjunta com as demais associações de taxistas para encontramos uma tarifa que não chegue ao preço do litro da gasolina, daí que o aumento será relativo neste primeiro cenário até a próxima retirada da subvenção”, garantiu.

De recordar que a última vez que o Governo fez a retirada gradual dos subsídios aos combustíveis foi em Junho de 2023 e abrangeu apenas a gasolina, elevando o preço do litro de 160 para 300 kwanzas.

Dados apontam que em 2023, o Governo gastou em subsídios aos combustíveis mais de 3,5 mil milhões de dólares

CK

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *