Site icon

CNJ lança campanha de recolha de donativos

Uma campanha de solidariedade e de angariação de donativos com o objectivo de apoiar as populações sinistradas pelas chuvas, da província do Bengo, foi lançada, hoje em Luanda, pelo Conselho Nacional da Juventude(CNJ).

O presidente do CNJ, Isaías Calunga explicou, que neste momento constitui uma missão dos jovens abraçar a causa porque, muitas famílias do Bengo estão a viver ao relento e a atravessar várias dificuldades no seu dia-a-dia.
“As dificuldades extremas de alimentação, roupa e alojamento levou-nos a mobilizar outros jovens e parceiros para que, no período de 20 de Abril a 20 de Maio, possamos arrecadar o maior número possível de apoios”, disse.
O líder juvenil deu a conhecer, que para a campanha neste momento estão mobilizadas todas as organizações juvenis membros do CNJ, igrejas, desportistas, empresários, estudantes, taxistas e outros parceiros sociais.
O lançamento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Calunga e do vice-governador provincial do Bengo para Sector Político e Social, José Francisco Bartolomeu Pedro, ontem defronte o campo da Rádio Nacional de Angola “Manuel Bereguel”.
Isaías Calunga garantiu, no entanto, que durante a campanha equipas vão trabalhar de manhã e de tarde a fim de angariar bens não perecíveis, roupa, chapas, blocos e cimento. “Nós queremos encher ou lotar vários camiões de apoio aos sinistrados Bengo”, assegurou o líder juvenil.
O Vice-Governador do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro anunciou, que desde Novembro até ao momento a província do Bengo conta 37.174 pessoas desabrigadas devido às chuvas.
José Francisco Bartolomeu Pedro explicou ainda, que deste número estão 4.508 casas desabadas, 233 famílias abrigadas nas instalações do Hotel Bengo, 101 no Centro das Mabubas e 200 na localidade de Sassa Pedreira.O governante fez saber igualmente, que durante o período compreendido, entre o mês de Novembro de 2023 a Março do ano em curso, as fortes chuvas, causaram inundações, desabamento de residências, elevando o nível do Rio Bengo causando, assim, inúmeros problemas sociais em toda a extensão do município do Dande.
“Neste momento temos danos consideráveis a instituições públicas e privadas, equipamentos sociais e vias de acesso, tais como o Instituto Suprepo e Técnico de Bango, a Escola Magistério Tino Meio, a Escola Primária Cala Fizua, a Fazenda Agro Líder e a Ponte sobre o Rio Balacente”, contabilizou.
O vice-governador reiterou, no entanto, que a iniciativa do CNJ em acudir às famílias sinistradas das chuvas no Bengo, com realce as do município do Dande é bastante louvável e de apreço.
O responsável considerou, estar certo de que a campanha de recolha de donativos, a realizar-se de 20 de Abril, até o dia 20 do mês de Maio de ano em curso, as organizações juvenis vão ajudar a suprir as necessidades actuias das populações do “Jacaré Bangão”.

JA

Exit mobile version