Junho 14, 2024

 conclusão das assinaturas do protocolo de estatística da SADC e a aprovação dos indicadores que servem de base para decisões a nível regional foram algumas das recomendações saídas da reunião do Comité do Instituto Nacional de Estatística (INE) da SADC.

A informação foi avançada, quinta-feira, em Luanda, pelo director-geral do INE, José Calengi, no final da reunião que teve ainda como uma das recomendações, a harmonização no processo  para a elaboração de informações estatísticas.  

Segundo o responsável, o país já assinou o protocolo, um documento que considerou importante para o desenvolvimento da produção de dados a nível da região.

Informou que o processo de assinaturas tem uma adesão de 33 por cento, razão pela qual, está em curso o plano de sensibilização para os países que ainda não aderiram.

José Calengi explicou que uma vez atingida a cifra desejada de assinantes, que é de dois terços, torna-se possível a implementação do projecto.

O responsável disse que foi também abordada matérias relacionadas a metodologia aplicada para a produção de dados estatísticos, para a uniformização dos destaques a ser dados nos relatórios.

Para isso, disse, recomendou-se a harmonização do processo para a elaboração de informações estatísticas.

No final do encontro decidiu-se que o próximo encontro será realizado no Zimbabué.

Angop

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *