
conclusão das assinaturas do protocolo de estatística da SADC e a aprovação dos indicadores que servem de base para decisões a nível regional foram algumas das recomendações saídas da reunião do Comité do Instituto Nacional de Estatística (INE) da SADC.
A informação foi avançada, quinta-feira, em Luanda, pelo director-geral do INE, José Calengi, no final da reunião que teve ainda como uma das recomendações, a harmonização no processo para a elaboração de informações estatísticas.
Segundo o responsável, o país já assinou o protocolo, um documento que considerou importante para o desenvolvimento da produção de dados a nível da região.
Informou que o processo de assinaturas tem uma adesão de 33 por cento, razão pela qual, está em curso o plano de sensibilização para os países que ainda não aderiram.
José Calengi explicou que uma vez atingida a cifra desejada de assinantes, que é de dois terços, torna-se possível a implementação do projecto.
O responsável disse que foi também abordada matérias relacionadas a metodologia aplicada para a produção de dados estatísticos, para a uniformização dos destaques a ser dados nos relatórios.
Para isso, disse, recomendou-se a harmonização do processo para a elaboração de informações estatísticas.
No final do encontro decidiu-se que o próximo encontro será realizado no Zimbabué.
Angop