Site icon

Congresso do PRS:Eduardo Kuangana demarca-se das posições de Sapalo António e alinha no conclave de Outubro

O presidente honorário do PRS, Eduardo Kuangana chamou à mesa de diálogo os dois candidatos a presidente do Partido de Renovação Social, afim de por fim as desavenças e relançar o partido.
De acordo com fontes do Estado News Benedito Daniel e seu director da campanha estiveram a mesma mesa que o líder fundador Eduardo Kuangana e do outro lado Sapalo António e o líder da sua campanha.
Na mesma estavam questões atinentes a realização do V Congresso Ordinário daquela agremiação política.
O ponto de estrangulamento entre as duas partes, consiste no entendimento do Acórdão 880/24 do Tribunal Constitucional, que dá, em parte provimento as queixas de Sapalo António.


O V congresso do PRS havia sido marcado para Abril passado, facto que não ocorreu por obediência ao referido Acórdão. No entender o Tribunal Constitucional, a norma estatuária do PRS que impedia o pretenso candidato, Sapalo António de concorrer ao cadeirão máximo daquela formação política é anti Constitucional, por atentar aos direitos do cidadão.
Da queixa de Sapalo António, que já foi vice-ministro do Comércio no Extinto GURN, Governo de Unidade e Reconciliação Nacional, constava também, alegações segundo as quais a Comissão Nacional Preparatória para o V Congresso, não ter sido criado dentro das normas estatuárias e da lei, e igualmente não foi composto por indivíduos idóneos.


Entretanto, de acordo com a apreciado dos juízes, espelhadas no Acórdão 880/24, a constituição da Comissão Nacional Preparatória, obedeceu as normas estatuária do PRS e da lei.
O V Congresso Ordinário do PRS foi agora marcado, pelo Comité Nacional, da agremiação política, para os dias 1, 2 e 3 Outubro próximo, Sapalo António alega não participar deste congresso caso se crie uma outra Comissão Nacional Preparatória e igualmente por entender que o Tribunal Constitucional ainda não ditou a sentença da acção principal da providencia cautelar por si interposta.
Eduardo Kuangana tentou demover o contendor mas este foi implacável na sua decisão, decidindo manter-se afastado do Conclave mesmo com a apreciação do Acórdão 880/24.
O Estado News sabe de fonte próxima ao processo que o líder fundador dos Renovadores Sociais participará do Conclave aprazado para os dias 1, 2 e 3 de Outubro próximo.
Fundado em 18 de Novembro de 1990, O partido define-se como de centro-esquerda, com ideologia federalista e progressista e teve Eduardo Kuangana seu presidente desde a fundação até Maio de 2017, no IV Ordinário que elegeu Benedito Daniel que teve como contendores Sapalo António e João Baptista Gandagina.

Exit mobile version