Site icon

Julian Assange, fundador do WikiLeaks: “Fui liberto por declarar de jornalismo”As declarações foram feita durante discurso no Conselho da Europa após cinco anos de prisão no Reino Unido.

Ele foi acusado de ter obtido e publicado segredos militares dos EUA, mas seus defensores argumentam que suas ações são um marco para a liberdade de imprensa, enquanto críticos sustentam que ele comprometeu a segurança nacional.

Redacção

O retorno de Assange à Austrália marca um momento significativo em sua luta contra a extradição e as acusações de espionagem.

Assange declarou-se “culpado de jornalismo” para justificar sua libertação do cárcere. Ele foi libertado em Junho, após um acordo com a Justiça dos EUA em que admitiu obter e publicar segredos militares.Antes da prisão no Reino Unido, Assange ficou sete anos asilado na Embaixada do Equador em Londres.

Ele foi acusado de expor detalhes de irregularidades militares dos EUA no Iraque e no Afeganistão.As publicações do WikiLeaks, como um vídeo de um ataque militar, foram elogiadas por defensores da liberdade de expressão.

Críticos argumentam que as acções de Assange puseram em risco a segurança nacional e vida de informantes. Assange terminou cumprindo os cinco anos de pena que já havia passado por conta da extradição.

Exit mobile version