Janeiro 4, 2025

A herança cultural turca representa uma oportunidade que deve ser aproveitada para a aproximação dos dois povos e encoraja a exploração das vantagens que a Turquia oferece nos mais variados domínios, afirmou, ontem, em Ankara, a presidente da Assembleia Nacional.

Carolina Cerqueira, que falava num encontro de cortesia com o embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, no quadro da visita de quatro dias àquele país encaixado entre a Europa e o Médio Oriente, acrescentou que a realidade turca deve servir como exemplo a Angola no sentido de continuar a reafirmar-se em África e no mundo.

A líder parlamentar destacou, ainda, o reforço da cooperação parlamentar entre Angola e a Turquia nos domínios da formação, troca de experiências e intercâmbio, de modo a fortalecer os laços de amizade entre as partes.

Carolina Cerqueira frisou que, por se tratar de uma potência regional, internacional e detentora de uma economia robusta e um desenvolvimento dinâmico, é oportuno aproveitar as suas valências.

No que diz respeito à actuação do Parlamento, Carolina Cerqueira destacou o facto de a Casa das Leis angolana contribuir com acções ligadas à promoção da paz, da harmonia, da estabilidade, segurança climática, assim como da defesa dos direitos das mulheres e crianças vulneráveis.

Por seu turno, o embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, sublinhou a necessidade de os angolanos aproveitarem as oportunidades nos domínios da cultura e do conhecimento e da agroindústria para o reforço da cooperação bilateral entre os dois países.

De acordo com José Patrício, os dois países têm muito caminho a percorrer, muitas similaridades, defendendo, neste sentido, a necessidade de se juntarem sinergias para traduzir as boas vontades em acções concretas.

Em relação à visita da delegação parlamentar, José Patrício disse ser um novo ciclo de cooperação interparlamentar, pois o Parlamento turco tem valências nos domínios de formação e intercâmbio.

O diplomata informou que a comunidade angolana é composta por 1200 membros, dos quais 50 estudantes.

Canal Parlamentar de Rádio e TV

Carolina Cerqueira afirmou que o processo de implementação dos dois órgãos de comunicação parlamentar está concluído, estando, nessa altura, sujeitos aos procedimentos técnicos necessários para a emissão dos sinais radiofónicos e televisivos.

De acordo com a líder parlamentar, os canais de Rádio e de Televisão servirão para levar ao público informações sobre as acções dos deputados destinadas a contribuir para a melhoria das condições de vida dos angolanos.

Casa de Cultura de África

Durante a visita à Casa de Cultura de África, a presidente da Assembleia Nacional manifestou a sua satisfação pelo facto de a Turquia dar espaço à cultura africana, particularmente à angolana.

Carolina Cerqueira mostrou-se orgulhosa por ver Angola representada na instituição com a figura da Rainha Njinga Mbandi.

O projecto, que conta com o apoio da Primeira-Dama da Turquia é, na óptica da presidente da Assembleia Nacional, um bom exemplo do fortalecimento dos laços de amizade entre a Turquia e África, em geral, e de Angola, em particular.

A agenda da delegação angolana reserva um encontro com o presidente do Parlamento turco, Numan Kurtulmus, conversações entre membros dos dois Parlamentos, bem como visitas ao Mercado de Artesanato Africano e Casa de Cultura, Museu da Independência, as áreas bombardeadas durante a tentativa de golpe de estado de 15 de Julho de 2016, a Mesquita Ayasofya-i Kebir (Hagia Sophia), Grande Bazar e ao Parque İstinye, os três últimos importantes locais históricos localizados na cidade de Istambul.

A delegação é integrada pelos deputados Vigílio Tyova, Liberty Chiyaka, Alcides Sakala, Carla Cavita, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” e o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *