Angola está representada em três categorias, nos prémios da CAF, que serão atribuídos na gala, que decorrerá em 16 de Dezembro de 2024, em Marrocos, anunciou, hoje, a Confederação Africana de Futebol (CAF) no site oficial.
Eis as nomeações:
Melhor Treinador do ano
Pedro Gonçalves figura numa lista com outros seleccionadores como Kwesi Appiah (Sudão), Sébastien Desabre (República Democrática do Congo), Chiquinho Conde (Moçambique), Hugo Broos (África do Sul), Brahima Traoré (Burkina Faso) e Emerse Faé (Côte d’Ivoire), grande favorito à vitória depois de levantar o troféu no último Campeonato Africano das Nações (CAN) como interino, enquanto os treinadores José Gomes (Zamalek), Marcel Koller (Ah Ahly) e Florent Ibenge (Al Hilal) completam o lote.
O timoneiro português guiou Angola a uma qualificação inédita a duas jornadas do fim, na fase de apuramento para o CAN, em Marrocos, à 82.º posição do ranking FIFA, que corresponde ao 16.º posto a nível continental, aos quartos-de-final do CAN 2023, bem como a um triunfo na Taça COSAFA 2024, 20 anos após a terceira conquista.*
Melhor Selecção do ano
Por sua vez, as Palancas Negras estão, igualmente, a concorrer para o prémio de melhor selecção do ano, tendo pela frente Burkina Faso, Côte d’Ivoire, República Democrática do Congo, Marrocos, Moçambique, Nigéria, África do Sul, Sudão e Uganda.
Melhor equipa do ano
Por fim, o Petro de Luanda está na luta pela distinção de melhor equipa do ano, tendo para isso de superar Al Ahly (Egipto), Zamalek (Egipto), TP Mazembe (República Democrática do Congo), Dreams FC (Ghana), RS Berkane (Marrocos), Mamelodi Sundowns (África do Sul), Simba FC (Tanzânia), Young Africans (Tanzânia) e Espérance de Tunis (Tunísia).
*O asterisco serve para assinalar que a Taça foi erguida por jogadores com idades entre os 18 e os 27 anos. Marsoni Sambu fez 28 anos com o torneio ainda a decorrer.