Janeiro 9, 2025

Centenas de vídeos íntimos vazaram nas redes sociais, nos quais o guineense Baltasar Ebang Engonga, filho de um sobrinho do Presidente Obiang, aparece com esposas ou filhas de ministros, dignitários ou generais.

Redacção

Afinal, Quem é ele?
Baltasar Ebang Engonga é um dos filhos de Baltasar Engonga Edjó’o, presidente da comissão da Comunidade Económica e Monetária Centro-Africana (Cemac) e sobrinho do Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.
Também conhecido por ‘Bello’, Baltasar Ebang Engonga, é Director da administração tributária e, portanto, um membro eminente do círculo íntimo e da família que há mais de quatro décadas governa o país.
“Ele é um dos homens mais poderosos do país, a quem a família confiou os cordões à bolsa e a administração fiscal”, explica uma pessoa familiarizada com Malabo.
Mas Baltasar Ebang Engonga acabou por chamar a atenção, sobretudo depois de fazer transferências suspeitas de contas públicas equato-guineenses para contas privadas nas Ilhas Cayman.
Foi então aberta uma investigação em Outubro para esclarecer estes movimentos de dinheiro público, por iniciativa do vice-presidente Teodoro Nguema Obiang Mangue, conhecido como Teodorín.
Também viu nisso uma oportunidade para enfraquecer o filho de Baltasar Engonga Edjó’o, outrora considerado um dos seus rivais, com vista à sucessão de Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.
Interrogado e depois detido na prisão de Black Beach, ‘Bello’ teve os seus telefones e computadores apreendidos, revelando mais de 400 vídeos de sexo, que depois foram convenientemente vazados nas redes sociais. Além disso, é hoje “acusado” de ter sido portador de VIH/SIDA e de ter contaminado algumas das suas amantes guineenses equatoriais e também camaronesas.
Se as redes sociais centro-africanas derem grande importância ao caso, este poderá ter enormes repercussões políticas em Malabo e na sub-região. Baltasar Engonga Edjó’o, pai do acusado, terá, sem dúvida, dificuldade em sair ileso do terramoto, que Teodorín pretende aproveitar a seu favor.
O terror das mulheres casadas: Baltasar Ebang Engonga detido na Guiné Equatorial após escândalo sexual. (DR)
O caso poderia até voltar a Paris, à UNESCO, onde a irmã de ‘Bello’, Marisa Nlang Engonga Esono, trabalha actualmente na delegação permanente da Guiné Equatorial. E entre os protagonistas – a quem Baltasar Ebang Engonga alegadamente deu dinheiro em troca de actos sexuais filmados – está a esposa do temido supervisor de segurança presidencial, Jesús Edu Moto Mangue.
É também citada uma pessoa íntima do poderoso Ministro da Segurança Pública, Nicolás Obama Nchama, bem como a filha de um dos principais dignitários do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE, no poder) ou a esposa do Ministro Antonio Oburu Ondo. Desde o início do caso, Teodoro Nguema Obiang Mangue convocou uma reunião de crise com alguns envolvidos.
“Estamos a falar de centenas de mulheres, por vezes ligadas à família Obiang e ao governo. O vice-presidente aproveitará a oportunidade para limpar a casa, até porque ‘Bello’ e o seu pai podem aparecer como rivais”, analisa uma fonte da Jeune Afrique.
“As relações sexuais são proibidas nos escritórios”, declarou Teodoro Nguema Obiang Mangue, anunciando a sua intenção de repressão. No entanto, em breve poderá atacar com muito mais força.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *