O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participa, hoje e amanhã, na cidade de Sochi, na I Conferência Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África.
A Conferência Ministerial, de acordo com o programa consultado pelo Jornal de Angola, decorre dos preparativos da Cimeira Rússia-África 2026, em que estão convidados 54 individualidades africanas, nacionais e a integração regional.
Téte António chefia a delegação multisectorial integrada pelos ministros da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, e das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.
A I Conferência Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África é o novo formato de diálogo criado pela Federação Russa, que no entender dos anfitriões, pode responder com maior eficiência às questões de desenvolvimento multidisciplinar nas relações entre a Rússia e África.
Segundo o programa de trabalho, logo depois da cerimónia oficial de abertura seguem-se as sessões de um painel dedicado ao sector empresarial. No período da noite, por volta das 20 horas locais, decorre a recepção de gala em nome do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov.
Para amanhã, o programa prevê a sessão plenária da Conferência Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África, a abertura do “Jardim da Amizade Rússia-África”, sessão empresarial e uma conferência de imprensa.
Entre os temas em debate, o destaque vai para “Os interesses da Rússia e dos países africanos no aumento da eficiência das organizações internacionais”, “Os Regimes e as Normas do Direito Internacional”, “Transferência de competências e intercâmbio de experiências em digitalização da Administração Pública” e “A cooperação entre associações de integração”.
Outras abordagens estarão centradas na perspectiva de cooperação científica e na educação entre a Rússia e África, estando também previstas discussões à volta dos avanços, perspectivas e horizontes para o desenvolvimento da cooperação hu-
manitária em educação.
“A Cooperação em Saúde: desafios e perspectivas”, “A cooperação à base da igualdade para a criação de um ambiente seguro no espaço de comunicação” são temas que vão merecer as atenções dos participantes ao Fórum.
As delegações participam ainda numa mesa-redonda que vai abordar a prevenção da corrida aos armamentos no espaço, formação de diplomatas da nova geração, assim como o debate à volta dos fertilizantes russos como contribuição para a segurança alimentar no mundo.
Os eventos paralelos estão planeados de forma a que se possa desenvolver um diálogo que promova a cooperação económica nos sectores do comércio, agricultura, tecnologias de informação e comunicação, digitalização, segurança alimentar e mineração.
A segurança internacional da informação, exploração pacífica do espaço e a luta contra o terrorismo estarão também no centro das discussões.
Está reservado um painel exclusivo dedicado à discussão da cooperação humanitária entre a Rússia e África, com ênfase na interacção na educação, garantia do bem-estar sanitário e combate às doenças infecciosas.
O novo formato de diálogo proposto pela Rússia emana da necessidade de introduzir maior interacção a todo um conjunto de iniciativas saídas da Segunda Cimeira Rússia-Africa, de 28 de Julho de 2023, em São Petersburgo.
O programa de negócios inclui mesas-redondas e painéis de discussão sobre algumas das questões mais urgentes da agenda russo-africana.
A Cimeira de São Petersburgo adoptou documentos cujo escopo é revigorar a cooperação, em bases mais eficientes, entre a Federação Russa e os Estados africanos, alicerçada no Direito Internacional e no Multilateralismo.
A Declaração da Segunda Cimeira Rússia-África e outros documentos complementares ganham substância no Plano de Acção Rússia/ África 2023-2026.