O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola vai lançar, amanhã quinta-feira, 14, em Luanda, a campanha “Cozinha Solar”.
Redacção
Segundo uma nota que O Estado News teve acesso, a campanha ‘Cozinha Solar: A Cozinha com a Energia Certa’ pretende criar cozinhas alimentadas por energia solar para cooperativas rurais sem acesso à eletricidade.
O projecto piloto decorrerá na localidade de Vihamba, Cacula, província da Huíla.
O programa serve para contribuir para o desenvolvimento sustentável em comunidades agrícolas, através da criação de oportunidades de rendimento sustentável para negócios liderados por mulheres, promovendo soluções de energia renovável.
A campanha contribui, igualmente, para angariar 150 mil dólares por meio de doações de impacto para apoiar cooperativas femininas, que dependem fortemente do campo, oferecendo soluções de energia limpa e infraestruturas adequadas para o processamento e transformação de produtos agrícolas.
Para a implementação do projecto, o PNUD em parceria com o Governo de Benguela e da Huíla instalaram mais de 285 kits domésticos e 60 sistemas solares, refere o documento.