Angola e Namíbia vão assinar, entre os dias 17 e 19 deste mês, na cidade de Windhoek, um acordo para a Construção e Exploração do Aproveitamento Hidroeléctrico Binacional de Baynes.
Segundo um comunicado de imprensa, a delegação angolana será chefiada pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.
A Hidroeléctrica Binacional de Baynes terá uma potência instalada de 860 MW, com quatro unidades de 215 MW, sendo 430 MW para Angola e 430 MW para a Namíbia, estando garantido o reforço da integração da rede eléctrica de Angola na rede eléctrica da região austral de África.
O documento esclarece, igualmente, que o projecto reveste-se de uma enorme importância para o progresso das regiões Sul de Angola e Norte da Namíbia, bem como para o fortalecimento das relações bilaterais.
Além da produção de electricidade, o projecto irá propiciar o desenvolvimento destas regiões nos sectores da Agricultura, Pecuária, Turismo e a criação de empregos, acrescenta a nota.
Permitirá, ainda, a criação de novas oportunidades de negócios, em ambos Estados, no ramo Industrial e dos Transportes, durante a fase de construção, com destaque para o Porto do Namibe e a Indústria Nacional de produção de cimento e materiais de construção, que irá alavancar os sectores ferroviários e rodoviários locais.