A embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, afirmou sexta-feira, em Lisboa, que o país reúne todas as condições para ser a porta de entrada a investidores e parceiros económicos de outros continentes interessados em investir em África.
De acordo com a diplomata, que falava no encontro “Dubai Investiments Park”, Angola é um país de referência no continente africano, em especial na região Austral e reúne, por isso, as condições para ser a porta de entrada a investidores e parceiros económicos de outros continentes interessados em investir, estabelecendo e depois consolidando este novo modelo que se pode chamar de sistema de parceria triangular de diplomacia económica.
“No caso concreto do que foi abordado hoje, sublinhamos os recentes desenvolvimentos positivos do reforço das relações entre Angola e os Emirados Árabes Unidos, bem reflectidos na recente visita do nosso ministro de Estado para a Coordenação Económica, Dr. José Lima Massano, a Abu Dhabi”, frisou Maria de Jesus Ferreira, lembrando que, nessa cidade, José Massano teve a oportunidade de explorar novas oportunidades de investimento e estreitar os laços de cooperação económica entre os dois países.
“O sucesso daquilo que for inicialmente feito, por quem ousar dar o primeiro passo efectivo para a concretização de parcerias triangulares, vai ter um efeito directo que poderá ser replicado noutras iniciativas, eventualmente com outros protagonistas”, perspectivou.
Maria de Jesus Ferreira salientou ainda que, nas suas mais recentes intervenções, o Presidente João Lourenço tem colocado especial ênfase na necessidade de se reforçar a diplomacia económica, como forma de alavancar as potencialidades de Angola e de permitir que os parceiros conheçam melhor o país e as condições de investimento que oferece.
A diplomata agradeceu aos promotores do evento pela ousadia de desafiarem Angola a “desbravar caminho para uma nova forma de desenvolver e implementar aquilo que vulgarmente se designa de diplomacia económica”.
Maria de Jesus Ferreira considerou que Portugal, país com o qual Angola mantém uma relação de privilégio, assente em acordos e parcerias sustentadas em bases que a História tem ajudado a consolidar, tem tudo para ser a placa giratória, através da qual se podem cruzar e estabelecer caminhos que possam esbater barreiras culturais e linguísticas para encurtar distâncias e abrir horizontes mais amplos.
O Dubai Investments Park Angola é um projecto de desenvolvimento de uso misto, operado pela Dubai Investments International Angola, uma subsidiária integral da Dubai Investments, empresa líder de investimento listada no Mercado Financeiro do Dubai e que pretende encontrar parceiros noutros países, interessados em investir nos seus projectos em terras angolanas