Janeiro 7, 2025


Aposta na criação de 45 empregos directos e mais de 1000 indirectos
O Grupo Adérito Areias (Grupo AA) lançou na passada terça-feira, 12 de Novembro, a primeira pedra para a construção da primeira fábrica de soda cáustica do País. O acto foi apadrinhado pelo recém-nomeado Governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior, e contou com a presença de diversos convidados empresariais e outras figuras do estado angolano.
A fábrica, uma iniciativa privada do Grupo Adérito Areias, para além da soda cáustica vai também produzir hipoclorito de sódio e ácido clorídrico e será implantada num terreno de 50 mil metros quadrado, no Município da Baía-Farta que dista a 29 quilómetros da sede da província, prevendo-se que venha a criar 45 postos de trabalho directos e mais de 1000 indirectos, num investimento total de cerca de 30 milhões de dólares com recurso a capitais próprios e a financiamento externo via BDA.

No acto solene, o Governador Manuel Nunes Júnior afirmou que a nova fábrica faz parte de uma cadeia de valor que está a ser construída e que tem vários segmentos em que outros empresários poderão participar, considerando ser este apenas o início do desenvolvimento desta grande cadeia logística que está a ser construída, cujos produtos fabricados são de grande importância para o desenvolvimento da indústria nacional, tendo igualmente um grande impacto no processo de diversificação da economia nacional.
O responsável do Grupo AA, Adérito Areias, referiu ser esta uma unidade fabril que “simboliza um passo firme na nossa jornada rumo ao fortalecimento da nossa indústria, à diversificação da nossa economia e ao desenvolvimento sustentável”, adiantando mais à frente no seu discurso que “com o arranque desta fábrica, dentro de 18 meses, Angola dá um passo importante para a existência de um novo produto totalmente nacional, o que não só irá reduzir os custos com importação, mas também fomentar a competitividade da nossa indústria nacional face a outros países africanos, dada a nossa geolocalização estratégica”.
Mais à frente, no seu discurso de lançamento da primeira pedra desta inédita estrutura industrial, o responsável pelo Grupo AA enfatizou que “o sucesso deste projecto é um exemplo claro de como a parceria público privada pode ser um motor poderoso para o desenvolvimento de Angola”.


“O Governo angolano tem demonstrado o seu compromisso com a promoção de um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e competitivo. Este projecto é uma prova de que, quando o sector público e privado trabalham juntos com visão e empenho, resultados extraordinários podem ser alcançados”, finalizando estar o grupo com esta iniciativa a “fazer história, mas esta história só será possível graças ao esforço conjunto de todos. Continuaremos a trabalhar arduamente para garantir que o futuro seja ainda mais brilhante, e que Angola se consolide cada vez mais como um pólo industrial de excelência em África”.
Sobre o Grupo Adérito Areias
O Grupo Adérito Areias celebra este ano os 100 anos de implantação em Angola, com origem na tradição familiar no ramo das pescas e produção de sal.
Na última década, o grupo liderado pelo empresário Adérito Areias consolidou a posição líder em ambos os mercados.

Apostando na diversificação de negócios, o Grupo AA expandiu a sua actividade para outras áreas da indústria e serviços, apostando na agropecuária, transformação de cereais, construção civil e hotelaria.
Com dedicação, força de vontade e empenho de uma equipa que conta com mais de 5000 funcionários, o Grupo Adérito Areias aposta no presente, para que o futuro esteja mais perto.


Fonte:Ecos do Henda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *