Dois mil e 234 agregados familiares em situação de pobreza e vulnerabilidade dos 18 mil e 665 cadastrados da comuna sede do município do Mussende , província do Cuanza-Sul beneficiaram, terça-feira ,da primeira e segunda prestações das Transferências Monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social ( Kwenda).
A directora provincial do Instituto de Desenvolvimento Local ( FAS) , Carolina Sanito, referiu que o programa prevê desembolsar para o município do Mussende um valor estimado em um mil milhão, 188 milhões e 792 de kwanzas, com o objectivo de dinamizar as pequenas iniciativas económicas dos beneficiários.
Durante o acto, a responsável disse que a componente das Transferências Sociais Monetárias abrangeu 108 mil 435 agregados, nos sete municípios da província.
Por sua vez, a governadora provincial do Cuanza-Sul, Mara Quiosa, aconselhou as famílias beneficiadas, no sentido de tirarem maior proveito do dinheiro recebido, criando iniciativas que proporcionem sair da situação de pobreza que muitas pessoas, ainda, enfrentam.
A governante sublinhou que o Kwenda reveste-se de grande importância, tendo em conta que além da atribuição da renda familiar, inscreve, também, as componentes da Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e Cadastro Social Único.
As autoridades , disse, vão continuar a prestar especial atenção às familias que vivem em zonas rurais, com vista à inserção social .
JA