Janeiro 4, 2025

O Presidente da República, João Lourenço, conferiu, quinta-feira, posse ao seu novo secretário para o Sector Produtivo, João Muinguilo Lunda Nkosi, que substitui na função Isaac dos Anjos, agora ministro da Agricultura e Florestas. Em breves palavras,o Chefe de Estado desejou ao empossado sucesso no cumprimento da missão.

Testemunharam a cerimónia de posse, a Vice Presidente da República, Esperança da Costa, os ministros de

Relativamente ao sector das Finanças, a Comissão Económica apreciou o Relatório de Balanço Financeiro e Operacional do Programa de Privatizações (PROPRIV) 2023-2026. A Comissão Económica apreciou, igualmente, o Relatório de Execução do Instrumento de Financiamento da Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar, referente ao III Trimestre de 2024. Para o triénio 2024/2026, o Executivo prevê a aquisição de motocultivadoras e 355 tractores, bem como a formação de 4.000 técnicos.

Evolução do emprego formal em toda Angola

A Comissão Económica tomou conhecimento do memorando sobre a evolução do emprego formal em Angola, tendo constatado que foram gerados, até ao dia 30 de Setembro deste ano, 176.295 postos de trabalho formais, resultando num saldo de empregos líquidos gerados de 171.299 postos de trabalho formais. Comparativamente ao primeiro semestre deste ano, 61.101 postos de trabalho resultaram da diferença entre os 63.065 postos de trabalho e 1.904 desvinculados registados.

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, disse que, em termos de vínculos por províncias, Luanda registou o maior número de empregos gerados, com 50 por cento do total dos vínculos, seguindo-se as províncias da Huíla, Benguela, com oito por cento cada, e as províncias de Cuanza-Sul e Huambo, com quatro por cento cada. “Todas as outras províncias estão representadas por um por cento apenas”, aclarou.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *