Redacção
A possível saída está ligada à falta de espaço do atacante na equipe de Joanesburgo, treinada pelo espanhol José Riveiro.
Gilberto, que trocou o Petro de Luanda pelos “Piratas” no final de Junho, com um salário mensal de 15 mil dólares, tem sido pouco utilizado na temporada.
No último domingo, o jogador ficou fora da lista de convocados para o jogo contra o Stellenbosch FC, pelo Campeonato Sul-Africano, no qual o Orlando Pirates foi derrotado em casa por 1-0.
Ele também esteve ausente no confronto contra o CR Belouizdad, da Argélia, pela Liga dos Campeões Africanos.
Nos últimos oito jogos do Orlando Pirates, o atacante angolano somou apenas 50 minutos em campo, uma média de 5,4 minutos por partida, esse desempenho contrasta com as expectativas criadas após seu bom rendimento na pré-temporada realizada em Espanha, onde havia impressionado a equipe técnica.
Desde sua chegada, Gilberto foi titular em apenas um jogo do campeonato local e outro na Liga dos Campeões Africanos, com as demais cinco participações ocorrendo como suplente.
A situação actual coloca em dúvida sua continuidade no clube, e uma saída na próxima janela de transferências parece cada vez mais provável.