Janeiro 7, 2025

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai anunciar, nos próximos dias, a recondução do técnico catalão, Josep Clarós “Pep”, ao cargo de seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, visando a disputa da fase final do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, vulgo Afrobasket, competição a decorrer este ano no país, segundo apurou o Jornal de Angola junto de uma fonte federativa.

De acordo com a fonte, o elenco liderado por Moniz Silva, reeleito recentemente para mais um mandato de quatro anos à frente dos destinos da FAB, pretende fechar o “dossier seleccionador nacional” o mais rápido possível.

“Estamos a trabalhar no sentida de termos a questão do seleccionador nacional resolvida nos próximos dias. Vamos acolher a competição e temos toda a necessidade de termos a questão do seleccionador nacional equacionada”, augurou a fonte.

Contratado em 2021, para dirigir o cinco nacional na fase final do Campeonato Africano da Nações, prova disputada em Kigali, capital rwandesa, o técnico catalão, de 55 anos, tem desenvolvido, a pedido da direcção da Federação, um trabalho de rejuvenescimento no seio dos hendecacampeões africanos.

Em 2022, Josep Clarós viu o seu vínculo contratual prorrogado, o que lhe permitiu dirigir a Selecção Nacional na fase final da Copa do Mundo, prova disputada nas Filipinas, Indonésia e Japão.

Entretanto, o trabalho desenvolvido pelo técnico catalão tem deixado satisfeita a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, pelo que a recondução de Josep Clarós “Pep” será um facto.No âmbito dos 50 anos da Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro do corrente ano, Angola vai acolher, em finais de Agosto ou princípios de Setembro, o Afrobasket, competição a decorrer em três províncias, nomeadamente Luanda, Namibe e Benguela.

Os hendecacampeões africanos têm como missão resgatar o troféu continental, que lhe foge há exactamente dez anos. Angola conquistou o último título africano, em 2013, em Abidjan, capital da Côte d’Ivoire, sob liderança do técnico angolano Paulo Macedo.

Direcção faz distribuição de pelouros

A nova direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) está a promover a distribuição de pelouros. Luís Costa, antigo vogal de direcção, vai doravante ser o responsável do basquetebol três contra três.

Nacissela Maurício, antiga vice-presidente, passa a cuidar do desenvolvimento do basquetebol federado e comunitário.

Agbessi Neto é a nova secretária geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), em substituição de Alcino Melo, que abandonou o cargo no mandato anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *