Janeiro 9, 2025

Os produtos alimentares essenciais nos principais mercados paralelos de Luanda e arredores, no início de Janeiro apresentaram tendência de redução de preços com a batata-rena e a coxa de frango em destaque.

Redacção

O balde de cinco quilos de batata-rena, por exemplo, que em Dezembro custava cinco mil kwanzas, diminuiu para quatro mil e 500 kwanzas, uma realidade justificada pelo fim da quadra festiva pelos consumidores e comerciantes.
Um dos produtos bastante consumido pelas famílias angolanas, mas que nesta altura a redução de preço já se começa a fazer sentir de forma positiva, no bolso do consumidor é o “feijão manteiga” que observou uma alteração logo à entrada do novo ano, de dois mil kwanzas para 1.850 kwanzas.
A carne bovina apresentou uma redução de 500 kwanzas já que no Catinton e no 30, em Novembro e Dezembro o preço estava fixado em 5500 e 2500 respectivamente.
As frutas e legumes foram os bens alimentares que mais contribuíram para este recuo de preços, sendo que, de entre os produtos analisados desta categoria que complementam a cesta básica seis desceram de preço e apenas dois, nomeadamente a banana e a maçã registaram um aumento.
Igualmente, um outro produto alimentar que logo à “entrada do novo ano” já começou a descer ligeiramente o preço destaca-se o sal grosso com o preço avaliado em 200 kwanzas, sofrendo desta forma uma redução de 50 kwanzas.

Leite ainda aos olhos da cara
A lata de leite em pó (1800 g) com o valor a ultrapassar os 20 mil kwanzas está entre os bens que se apresentam com o preço mais elevado no âmbito dos produtos de primeira necessidade seleccionados pelo Jornal Economia & Finanças.
No entanto, associado a este produto, segue o cartão de ovos de 30 unidades que desde a época em referência continua a custar cinco mil kwanzas, nos mercados informais e 5.246 nas grandes superfícies comerciais.
O quilo de arroz e o pacote de massa alimentar de 350g no mercado informal, de Novembro até agora, mantém o preço inalterado em 350 kwanzas, uma realidade contrária aos supermercados que elevaram a quantia para mais 49 kwanzas.
Em relação ao preço da fuba de bombó e de milho a diferença calculada em comparação com o mercado paralelo é considerável chegando a atingir o diferencial de 597 e 249 kwanzas respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *