Site icon

Filme sobre “Elias Dya Kimuezu – Viagens” em exibição no Lubango

Considerado o Rei da Música Angolana, Elias Dya Kimuezu completou 89 anos de vida, recentemente, a 2 de Janeiro de 2025.

Redacção

Coincidentemente, Angola comemora, a 8 de Janeiro, o Dia da Cultura Nacional, no mês em que nasceu o Rei da Música Angolana. Por esse facto, e tendo em conta a dimensão patrimonial do cantor e compositor Elias Dya Kimuezu, a Mediateca do Lubango exibe, dia 17 deste mês (sexta-feira), às 10H00, o filme “Elias Dya Kimuezu – Viagens”, de autoria do realizador Francisco Keth.
O filme, no género documentário (28 minutos), alem de abordar a carreira do músico Elias Dya Kimuezu, narra o contributo dos artistas angolanos para afirmação da identidade cultural antes e depois da proclamação da independência nacional, com depoimentos do músico Tonito, da coreografa Ana Clara Guerra Marques, e do antropólogo Filipe Vidal, cujas abordagens transcorrem sobre a música de intervenção política, música de raiz angolana, as danças patrimonial (tradicional) e contemporânea, as línguas nacionais, e as artes plásticas.
Após a exibição do filme seguir-se-á um debate com Francisco Keth (realizador), sob moderação da cantora Zelma Best Rapper, sobre as seguintes temáticas:

Exit mobile version