A Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas recebeu, sexta-feira, em Nova Iorque, uma delegação de estudantes do ensino médio norte-americano.
A delegação composta por estudantes da Conferência e Exposição do Modelo das Nações Unidas de Columbia deslocou-se às instalações da Missão Permanente de Angola para se inteirar sobre o trabalho diplomático desenvolvido pelo país, na sede da maior organização internacional.
De acordo com uma nota, enviada ao JA Online, na ocasião o Representante Permanente Adjunto, embaixador Mateus Luemba, e o primeiro secretário Ivo, Rúbio, elucidaram os estudantes sobre o posicionamento do país em temas cruciais que o mundo enfrenta como a Paz e Segurança Internacional, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Protecção do Meio Ambiente e a Promoção dos Direitos Humanos.
Os momentos mais marcantes da trajectória de Angola nas Nações Unidas, com realce para a presença do país no Conselho de Segurança, por duas ocasiões, nomeadamente em 2002-2003 e 2015-2016, entre outras conquistas a nível da Assembleia Geral, como vice-presidente e membro do Conselho dos Direitos Humanos foram, igualmente, abordados durante o encontro.
Por outro lado, os estudantes receberam, também, explicações detalhadas dos aspectos práticos sobre a resolução e gestão de conflitos, técnicas de negociação, aprovação, votação de resoluções e formação de consenso entre os principais blocos regionais, bem como os desafios para a implementação dos ODS e do Pacto para o Futuro.
Já os estudantes, aproveitaram a oportunidade para colocarem dúvidas relacionadas com os desafios da carreira diplomática de sucesso, os grandes projectos em curso a nível da Missão Permanente, assim como o papel e liderança exercida por Angola em matéria de Paz e Segurança em África, refere o documento.
Como uma das principais conferências do Modelo das Nações Unidas para o ensino médio dos Estados Unidos da América, a Exposição do Modelo das Nações Unidas da Columbia (CMUNCE) reúne delegados do mundo todo para participarem de uma experiência de debate desafiadora, estimulante e enriquecedora com a comunidade diplomática.