Cinquenta mil doses de vacinas contra o sarampo estão disponíveis para imunização das crianças dos nove meses aos cinco anos de idade na província do Bié.
Redacção
O director em exercício do gabinete provincial da saúde, Isaias Cambissa sublinha que as vacinas contra o sarampo e a cólera foram já distribuídas a nível das unidades sanitárias com condições de conservação (cadeias de frio).
Nesta altura, há o registo de quatro casos positivos de sarampo no município do Cuito e 11 outros suspeitos por síndrome febril nos municípios de Nharéa e Camacupa.
Considerou, no entanto, controlada a situação, tendo sublinhado a importância da população respeitar as normas de prevenção e socorrer-se a uma unidade mais próxima em casos de sinais e sintomas da doença.
Quanto à cólera, até ao momento, a província do Bié está sem registo de caso positivo. Com vista a garantir acessos de prevenção e sensibilização da população, foi criada uma comissão multissectorial composta por membros do Governo da Província, líderes religiosos, autoridades tradicionais e membros da sociedade civil para desenvolver uma campanha de resposta rápida em todos os municípios.